Formação acadêmica e vida independente: um diálogo a ser construído

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644443012

Palavras-chave:

Transição, Pessoa com deficiência, Plano Individualizado de Transição

Resumo

Muito discute-se a inclusão escolar do sujeito com deficiência, mas pouco pensa-se o momento pós-escola, quais estratégias devem ser construídas para que ele termine sua escolarização com condições para esta nova etapa. Nesta direção, o presente artigo tem como finalidade discutir a construção de um Plano Individualizado de Transição, como uma estratégia pedagógica para auxiliar o processo de transição da escola para vida independente para jovens e adultos com deficiência. Este documento configura-se como um instrumento norteador do trabalho do professor, de forma a organizar a ação pedagógica e o atendimento educacional especializado, com o objetivo de auxiliar o processo de transição da escola para vida independente para estudantes com deficiência. Pensando a saída do aluno da escola, de forma que este seja capaz de inserir-se socialmente na comunidade, decidir seu percurso formativo, modalidades de Educação Profissional e inserção no mundo do trabalho. Nesse sentido, conclui-se que a individualização do ensino aliada à acessibilidade pedagógica, uma equipe capacitada e com um trabalho colaborativo, é possível que estes educandos trilhem seus caminhos nos mais diferentes níveis de ensino e vida independente.

Biografia do Autor

Annie Gomes Redig, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd-UERJ).

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Redig, A. G. (2021). Formação acadêmica e vida independente: um diálogo a ser construído. Educação, 46(1), e59/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644443012