Reverse Logistics as an Instrument of Environmental Sustainability in a Public School

Authors

  • André dos Santos Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Mestre em Ensino de Ciências Ambientais Professor Rede Estadual de Pernambuco -SEDUC/PE, Brasil. Rua: Bráz Laranjeira, 74 - Casa CEP: 55670-000 São Joaquim do Monte PE http://orcid.org/0000-0002-9700-9815
  • Aurea do Nascimento Siqueira Mesquita Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente Mestra em Ensino de Ciências Ambientais Professora de Geografia Academia Cristã de Boa Viagem Recife - PE, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3649-5888
  • Mércia Cristina de Magalhães Caraciolo Pesquisadora Titular da Fundação Oswaldo Cruz - (Fiocruz) Aggeu Magalhães - Brasil. Campus da UFPE - Av. Prof. Moraes Rego, s/n - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-420 Professora Convidada da Universidade de Pernambuco - UPE https://orcid.org/0000-0002-8410-1989
  • Valéria Sandra de Oliveira Costa Universidade Federal de Pernambuco - UFRPE PNPD - Prodema/CAPES Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Ambientais (ProfCiAmb) - UFPE Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH, Cidade Universitária – Recife-PE Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6632-2489

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644442622

Keywords:

Environment, Sustainable schools, Solid waste.

Abstract

Reverse logistics is a strategy that operationalizes the return of solid waste to the business and productive environment. Promoting this work in schools is something new, since the school community and part of society are unaware of the harm that the components present in batteries cause to the environment and human health. This study aimed to promote the reverse logistics of batteries, through actions carried out with students at the Frei Epifânio High School of Reference, in the state of Pernambuco, as well as to develop educational practices to sensitize the school community regarding the correct disposal of waste electronic. It was a descriptive field study, with a qualitative and quantitative basis, where a questionnaire was applied to teachers and students from the 1st to the 3rd of high school, and the Education of Youth and Adults. From the responses obtained, the data were compiled and analysed and were presented in a table, using the relative frequency (RF). The results show that the reverse logistics theme at this school has not yet been the target of actions related to Environmental Education, and that much needs to be done in order to awaken students, teachers and the community to change habits and attitudes, especially in the disposal of this waste. and Environmental Education practices. In this sense, reverse logistics actions like the one that many schools should do, as they can contribute not only to a more balanced environment, but also to the development of Environmental Education projects and more sustainable schools.

Author Biographies

André dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Mestre em Ensino de Ciências Ambientais Professor Rede Estadual de Pernambuco -SEDUC/PE, Brasil. Rua: Bráz Laranjeira, 74 - Casa CEP: 55670-000 São Joaquim do Monte PE

Mestre em Ensino de Ciências Ambientais - UFPE

Especialista em Ensino de Biologia - UPE

Especialista em Educação Ambiental - IFRN

Licenciado em Ciências Biológicas - FAMASUL

Aurea do Nascimento Siqueira Mesquita, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente Mestra em Ensino de Ciências Ambientais Professora de Geografia Academia Cristã de Boa Viagem Recife - PE, Brasil.

Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente - UFPE

Mestra em Ensino de Ciências Ambientais - UFPE

Licenciada em Geografia - UFPE

Mércia Cristina de Magalhães Caraciolo, Pesquisadora Titular da Fundação Oswaldo Cruz - (Fiocruz) Aggeu Magalhães - Brasil. Campus da UFPE - Av. Prof. Moraes Rego, s/n - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-420 Professora Convidada da Universidade de Pernambuco - UPE

Mestra em Biologia de Água Doce e Pesca - INPA

Graduada em Ciências Biológicas - UFAM

Pesquisadora Titular da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ - PE

Valéria Sandra de Oliveira Costa, Universidade Federal de Pernambuco - UFRPE PNPD - Prodema/CAPES Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Ambientais (ProfCiAmb) - UFPE Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH, Cidade Universitária – Recife-PE Brasil.

Pós Doutorado Prodema- UFPE

Doutora em Fitopatologia - UFPE

Mestra em Fitopatologia - UFRPE

Graduada em Agronomia - ESAM

References

ABRELPE. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, 2015. Disponível em: http://www.abrelpe.org.br/Panorama/panorama2015.pdf. Acesso em: 23 set. 2018.

ALMEIDA, Jailson de Arruda. Gestão de resíduos sólidos em instituições de ensino: experiências internacionais, nacionais no município de Belo Jardim/PE. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 467-485, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e12018467-485

AMARAL, Ana Claúdia Tenório; SILVA, Anderlechi Barbosa da. Conscientização ambiental sobre uso e descarte de pilhas e baterias em escola pública (Custódia-PE). In: CONGRESSO NORDESTINO DE

BIÓLOGOS, 2017, João Pessoa. Anais... Disponível em: http://congresso.rebibio.net/congrebio2017/trabalhos/pdf/congrebio2017-et-06-001.pdf. Acesso em: 2 jan. 2017.

BERNADINI, Claudia; PAUL, Carlos Rudolfo; DUMKE, Janete Vanda. Projeto pilhagudo: uma alternativa sustentável para a destinação de pilhas e baterias no município de Agudo/RS. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria, v. 5, n. 5, p. 792-796, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223611704234

BONI, Valdete; QUARESMA, Silva Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, Forianópolis, v. 2, n. 1, p.68-80, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/18027/16976. Acesso em: 05 maio 2017.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm. Acesso em: 1 maio 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da Natureza Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

BRASIL. Lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei n. 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Política Nacional de Resíduos Sólidos. 2 ago. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em: 4 jan. 2018.

BRUM, Zélio Rumpel; SILVEIRA, Djalma Dias da. Educação ambiental no uso e descarte de pilhas e baterias. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria, v. 2, n. 2. p. 205-213, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/2779. Acesso em: 4 jan. de 2018.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

CARVALHO, Dayana Nascimento; MELO, Geovana Ferreira. A educação ambiental na formação dos professores da EJA: elemento formativo do sujeito ecológico. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 35, n. 1, p. 209-228, 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7229. Acesso em: 10 jun. 2019.

CARVALHO, Gizelem Kerolaine. et al. Educação Ambiental e os resíduos eletrônicos: percepções de estudantes do ensino médio de Soure, Pará, Brasil. Scientia Plena, São Cristóvão, v. 12, n. 6, p. 1-9, 2016. DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069918

CONAMA. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução CONAMA 257, de 30 de junho de 1999. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=257. Acesso em: 29 jul. 2018.

EFFTING, Tânia Regina. Educação ambiental nas escolas públicas: realidade e desafios. 2007. Monografia (Especialização em Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2007.

GUARNIERI, Patricia. Logística reversa em busca do equilíbrio econômico e ambiental. Recife: Ed Clube de Autores, 2011.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA ESTATÍSTICA. Censo 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/sao-joaquim-do-monte/panorama. Acesso em: 10 out. 2018.

MACHADO, Michele Menezes. et al. Educação ambiental na escola pública unidade integrada governador Matos Carvalho, São Luís (MA): um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Rio Grande, v. 8, n. 2, p. 20-30, 2013. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1745/1182. Acesso em: 10 out. 2018.

MAIELLO, Antonella; BRITTO, Ana Lúcia Nogueira de Paiva; VALLE, Tatiana Freitas. Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 52, n. 1, p. 24-51, 2018. DOi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612155117.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2012.

PENNA, Luiz Fernando da Rocha; SANTOS, Vitor Antônio da Costa; GOIS, Arquimedes Martins. Descarte de pilhas e baterias: estudo de caso no Instituto Federal de Minas Gerais, campus Governador Valadares-MG. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL, 5., 2014, Belo Horizonte. Anais... [s.l.]: IBEAS, 2014. Disponível em: http://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2014/I-030.pdf. Acesso em: 3 jan. 2018.

PROVAZI, Kellie; ESPINOSA, Denise Crocce Romano; TENÓRIO, Jorge Alberto Soares. Estudo eletroquímico da recuperação de metais de pilhas e de baterias descartadas após o uso. Revista Escola de Minas, Ouro Preto, v. 65, n. 3, p. 335-342, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0370-44672012000300009.

REIDLER, Nívea Maria Vega Longo; GÜNTHER, Wanda Maria Risso. Impactos sanitários e ambientais devido aos resíduos gerados por pilhas e baterias usadas. In: CONGRESSO INTERAMERICANO DE INGENIERÍA SANITARIA Y AMBIENTAL, 28., 2002, Cacún. Anais... México: Asociación Interamericana de Ingeniería Sanitaria y Ambiental, 2002. 1 CD-ROM.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2009.

RICARDO, Eder; MORAIS, Cristiane Bonatto de; ZANELLA, Luiz Felipe Torcatto. Logística reversa: um estudo sobre o descarte do lixo eletrônico em Fraiburgo, SC. Unoesc & Ciência – ACSA, Joaçaba, v. 7, n. 1, p. 85-92, 2016. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/6834. Acesso em: 10 out. 2018.

SANTOS, André dos. et al. A interdisciplinaridade na educação ambiental. Revista Educação Ambiental em Ação, n. 61, 2017. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2871. Acesso em: 12 jun. 2019.

SANTOS, Cintia A. da Conceição dos; GALLARDO, Amarilis L. Casteli Figueiredo; GRAUDENZ, Gustavo Silveira. Logística reversa em redes de drogarias: coleta de pilhas e baterias pós-consumo. Revista em Gestão, Inovação e Sustentabilidade, Brasília, v. 2, n. 1, p. 97-112, 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/regis/article/view/18856/17519. Acesso em: 16 fev. 2019.

SOARES, Liliane Gadelha da Costa; SALGUEIRO, Alexandra Amorim; GAZINEU, Maria Helena Paranhos. Educação ambiental aplicada aos resíduos sólidos na cidade de Olinda, Pernambuco – um estudo de caso. Revista Ciências & Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 1-9, 2007. Disponível em: http://web-resol.org/textos/artigo5.pdf. Acesso em: 17 out. 2018.

TORALES, Marília Andrade. A inserção da educação ambiental nos currículos escolares e o papel dos professores: da ação escolar a ação educativo-comunitária como compromisso político-ideológico. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, p. 1-17, 2013. Volume especial. DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3437

Published

2021-05-28

How to Cite

Santos, A. dos, Mesquita, A. do N. S., Caraciolo, M. C. de M., & Costa, V. S. de O. (2021). Reverse Logistics as an Instrument of Environmental Sustainability in a Public School. Education, 46(1), e54/ 1–19. https://doi.org/10.5902/1984644442622