Educação e didática no Ensino Fundamental: aprendendo geociências com kits de minerais e rochas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644442481

Palavras-chave:

Geociências, Kits, Minerais, Rochas.

Resumo

Este artigo apresenta uma ferramenta didática para o ensino de geociências no Ensino Fundamental, difundindo o conhecimento sobre o patrimônio geológico do Rio Grande do Norte (RN) e auxiliando os professores na construção de aulas práticas-teóricas sobre minerais, rochas e estudo do planeta Terra. O trabalho está baseado em três processos: elaboração, aplicação e análise sobre os kits. Os kits foram elaborados em cinco etapas: levantamento bibliográfico; coleta de amostras representativas da geologia do RN; caracterização e documentação dos minerais e rochas; montagem dos kits. A aplicação foi realizada em quatro etapas: visita guiada na exposição do “Museu de Minérios do RN”; oficina prático-expositiva com os kits; aplicação de teste para verificação da aprendizagem; e, entrega dos kits às escolas. A análise foi realizada mediante três técnicas de análise estatística para avaliar a aprendizagem e a descrição do caso estudado. Os 248 questionários aplicados revelaram o maior índice de acerto para questões que associavam minerais e rochas com aplicações cotidianas e tinham relação com o que foi apresentado nos kits, já questões respondidas com maior aleatoriedade contavam com conteúdos sobre gênese de rochas e aplicação industrial de minerais. A participação e interação são pontos positivos vistos na aplicação dos kits, os quais podem ser utilizados em sala de aula como material didático para aprimoramento de aprendizagem, dando suporte para conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Biografia do Autor

Silas Samuel do Santos Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharelando em Geologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Rafael Rabelo Fillippi, Doutorando em Geologia, Universidade de Coimbra Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Doutorando em Geologia, Universidade de Coimbra

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Lucas dos Santos Costa, Doutorando e Mestre em Administração, Universidade de São Paulo Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Doutorando e Mestre em Administração, Universidade de São Paulo

Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Mayara Maria Mendes da Silva, Licencianda em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Licencianda em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

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Publicado

2021-03-10

Como Citar

Costa, S. S. do S., Musse, N. S. de O., Fillippi, R. R., Costa, L. dos S., & Silva, M. M. M. da. (2021). Educação e didática no Ensino Fundamental: aprendendo geociências com kits de minerais e rochas. Educação, 46(1), e28/ 1–29. https://doi.org/10.5902/1984644442481