Use of Hybrid Teaching in the discipline Learning Theories: an experience in the Pedagogy Course

Authors

  • Shayane Ferreira dos Santos INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE https://orcid.org/0000-0001-5014-3585
  • Gilmara Teixeira Barcelos INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE https://orcid.org/0000-0002-5088-6511
  • Angellyne Moço Rangel Possui bacharelado em Ciência da Educação e mestrado e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Já desenvolveu trabalhos sobre Educação Infantil a partir do projeto de pesquisa "O olhar do professor sobre a escola atual: Educação Infantil no município de Campos dos Goytacazes", no qual atuou como bolsista de Iniciação Científica de 2004 a 2006. No mestrado, empreendeu estudos sobre o Curso de Pedagogia no Brasil que resultaram na dissertação intitulada "As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (Resolução CNE/CP n°. 1/2006): entre a opacidade do discurso e a panacéia legislativa". Já no doutorado, na universidade mencionada, elaborou a tese: "O Pedagogo no Caleidoscópio: caminhos de formação em Cursos de Pedagogia no município de Campos dos Goytacazes pós Resolução CNE/CP n°. 1/2006 - permanências ou reconversões?". Atualmente, atua como docente em Educação no Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, nos cursos de licenciatura, de pós-graduação lato sensu e do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias, tendo assumido o cargo de coordenadora adjunta do Curso de Licenciatura em Letras - Português e Literaturas, na mesma instituição, no período entre março de 2017 e setembro de 2018 https://orcid.org/0000-0003-2333-7274

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644442008

Keywords:

Blended learning, Learning Theories, Pedagogy.

Abstract

Social changes have transformed human relationships, and the ways of learning and teaching. Blended learning, a teaching modality that combines classroom and online activities, has been a way to adapt to this new social scenario. The main objective of this article is to identify the perceptions of Pedagogy undergraduates about the subject Learning Theories in the blended learning modality. The work reveals itself of a qualitative nature, with a bibliographic and exploratory approach and pedagogical intervention. In the first part of the research, with an exploratory approach, a questionnaire (questionnaire 1) was applied to 23 students who had taken the subject in the term before the intervention. The answers have shown: i) the need for a chance in the practices;  ii) that the use of Digital Information and Communication Technologies could make the classes become more interesting; iii) the subject Learning Theories  is a very important subject to the Pedagogue’s practice.  From the analysis of these data, the second part of the research was developed, and it was characterized by a pedagogical intervention in this subject classes, which have been mediated through a virtual learning environment (LMS – Learning Management System), Schoology, with Blended Learning, and using Active Methodologies. 21 students from the 4th period of Pedagogy course were part of this intervention. For data collection, the instruments were: observation, questionnaires and a focal group.  The results show that the intervention contributed significantly to the formation of the participants, either theoretically built knowledge, and through the practices considered innovative and inspiring by the students for their professional and academic development.

Author Biographies

Shayane Ferreira dos Santos, INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

Mestre em Ensino e Suas Tecnologias - Instituto Federal Fluminense (IFF) ; Pós graduada em Psicopedagogia Institucional e Empresarial - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.; Graduada em Pedagogia - Institutos Superiores de Ensino do CENSA (2008). Concursada como professora da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, atuando como Coordenadora Pedagógica na Gerência de Educação Infantil e Creche a partir de 2017. A partir de 2016, Supervisora Pedagógica do Ensino Fundamental II do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora. Docente de Ensino Superior - Pedagogia - nas disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem.

Gilmara Teixeira Barcelos, INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2004) e possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Campos (1988). Atualmente é professora titular da Licenciatura em Matemática, da pós-graduação Docência no século XXI, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica e do Mestrado em Ensino e suas Tecnologias. Além disso, é pesquisadora do projeto;Aprendizagem com Dispositivos Móveis (Núcleo de pesquisa Informática na Educação - NIE). Segunda secretária da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Rio de Janeiro (2019-2021). Membro do conselho editorial científico da revista Vértice (IFF) e do comitê editorial da Revista Novas Tecnologias na Educação RENOTE (UFRGS). Editora da seção de Ensino da Revista Princípia (IFPB).Tem experiência na área de Matemática e Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Híbrido, Formação de Professor e Tecnologias Digitais. https://orcid.org/0000-0002-5088-6511

Angellyne Moço Rangel, Possui bacharelado em Ciência da Educação e mestrado e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Já desenvolveu trabalhos sobre Educação Infantil a partir do projeto de pesquisa "O olhar do professor sobre a escola atual: Educação Infantil no município de Campos dos Goytacazes", no qual atuou como bolsista de Iniciação Científica de 2004 a 2006. No mestrado, empreendeu estudos sobre o Curso de Pedagogia no Brasil que resultaram na dissertação intitulada "As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (Resolução CNE/CP n°. 1/2006): entre a opacidade do discurso e a panacéia legislativa". Já no doutorado, na universidade mencionada, elaborou a tese: "O Pedagogo no Caleidoscópio: caminhos de formação em Cursos de Pedagogia no município de Campos dos Goytacazes pós Resolução CNE/CP n°. 1/2006 - permanências ou reconversões?". Atualmente, atua como docente em Educação no Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, nos cursos de licenciatura, de pós-graduação lato sensu e do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias, tendo assumido o cargo de coordenadora adjunta do Curso de Licenciatura em Letras - Português e Literaturas, na mesma instituição, no período entre março de 2017 e setembro de 2018

Possui bacharelado em Ciência da Educação e mestrado e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Já desenvolveu trabalhos sobre Educação Infantil a partir do projeto de pesquisa "O olhar do professor sobre a escola atual: Educação Infantil no município de Campos dos Goytacazes", no qual atuou como bolsista de Iniciação Científica de 2004 a 2006. No mestrado, empreendeu estudos sobre o Curso de Pedagogia no Brasil que resultaram na dissertação intitulada "As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (Resolução CNE/CP n°. 1/2006): entre a opacidade do discurso e a panacéia legislativa". Já no doutorado, na universidade mencionada, elaborou a tese: "O Pedagogo no Caleidoscópio: caminhos de formação em Cursos de Pedagogia no município de Campos dos Goytacazes pós Resolução CNE/CP n°. 1/2006 - permanências ou reconversões?". Atualmente, atua como docente em Educação no Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, nos cursos de licenciatura, de pós-graduação lato sensu e do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias, tendo assumido o cargo de coordenadora adjunta do Curso de Licenciatura em Letras - Português e Literaturas, na mesma instituição, no período entre março de 2017 e setembro de 2018

References

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº1, de 15 de maio de 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 01 abr. 2018.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº. 02 de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 22 jul. 2020.

CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. Petrópolis, RJ: Editora Vozes Limitada, 2011.

CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva?. 2013. Disponível em: https://www.pucpr.br/wp-content/uploads/2017/10/ensino-hibrido_uma-inovacao-disruptiva.pdf. Acesso em: 15 maio 2019.

DAMIANI, Magda Floriana et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, Brasil, n. 45, p. 57 – 67, maio/ago 2013. Disponível em:https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/3822/3074. Acesso em: 15 ago. 2018.

DAMIANI, Magda Floriana. Sobre pesquisas do tipo intervenção. In:

ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO – ENDIPE, 16, 2012, Campinas. Anais [...] Campinas: UNICAMP, 2012. Disponível em: http://www.infoteca.inf.br/endipe/smarty/templates/arquivos_template/upload_arquivos/acervo/docs/2345b.pdf. Acesso em: 20 ago. 2018.

GATTI, Bernardete. A. Formação continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de pesquisa, n. 119, p. 191-204, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. php?pid=s0100-15742003000200010&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 12 abr. 2018.

HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Editora Cortez, 2016.

KENSKI, Vani Moreira. O ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. Campinas: Papirus, 2016.

KIND, Luciana. Notas para o trabalho com a técnica de grupos focais/Notes for the work with focus group technique. Psicologia em revista, v. 10, n. 15, p. 124-138, Minas Gerias, 2004. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/202/213. Acesso em: 10 jun. 2020.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo. Ed. Atlas, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Cortez Editora, 2017.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MORÁN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica – Campinas: Papirus, 2013. 21ª ed.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. v. 2, p. 15 -33, 2015.

MORÁN, José. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação In. YAEGASHI, Solange et al. Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, p.23-35, 2017. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2018/03/Metodologias_Ativas.pdf . Acesso em: 13 ago. 2018.

MORÁN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf. Acesso em: 20 nov. 2018.

MUNHOZ, Antonio Siemsen. O estudo em Ambiente Virtual de Aprendizagem: um guia prático. Curitiba: Editora Intersaberes. 2013

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants part 1. On the horizon, v. 9. n. 5, p. 1-6, 2001.

REGO, Teresa C.; MELLO, Guiomar N. de. Formação de Professores na América Latina e Caribe: a busca por inovação e eficiência. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: DESEMPENHO DOS PROFESSORES NA

AMERICA LATINA, TEMPO DE NOVAS PRIORIDADES. Anais... Brasilía (DF), Julho, 2002. Disponível em: http://www.namodemello.com.br/pdf/escritos/oficio/teresaversaoenviada.pdf. Acesso em: 08 abr. 2018.

SCHOOLOGY. About Schoology. 2017. Disponível em: https://www.schoology.com/about. Acesso em: 10 out. 2018.

SILVA, Delcio Barros da. As principais tendências pedagógicas na prática escolar brasileira e seus pressupostos de aprendizagem. Linguagens & Cidadania, v. 2, n. 1, 2000.

VALENTE, José Armando. Blended Learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida. Revista Educar, Curitiba, Especial nº 4, p.79-97. Editorada UFPR. 2014. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/educar/issue/view/1817. Acesso em: 10 out. 2018.

Published

2021-03-10

How to Cite

Santos, S. F. dos, Barcelos, G. T., & Rangel, A. M. (2021). Use of Hybrid Teaching in the discipline Learning Theories: an experience in the Pedagogy Course. Education, 46(1), e27/ 1–29. https://doi.org/10.5902/1984644442008