Uso do Ensino Híbrido na disciplina Teorias de Aprendizagem: uma experiência no Curso de Pedagogia

Autores

  • Shayane Ferreira dos Santos INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE https://orcid.org/0000-0001-5014-3585
  • Gilmara Teixeira Barcelos INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE https://orcid.org/0000-0002-5088-6511
  • Angellyne Moço Rangel Possui bacharelado em Ciência da Educação e mestrado e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Já desenvolveu trabalhos sobre Educação Infantil a partir do projeto de pesquisa "O olhar do professor sobre a escola atual: Educação Infantil no município de Campos dos Goytacazes", no qual atuou como bolsista de Iniciação Científica de 2004 a 2006. No mestrado, empreendeu estudos sobre o Curso de Pedagogia no Brasil que resultaram na dissertação intitulada "As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (Resolução CNE/CP n°. 1/2006): entre a opacidade do discurso e a panacéia legislativa". Já no doutorado, na universidade mencionada, elaborou a tese: "O Pedagogo no Caleidoscópio: caminhos de formação em Cursos de Pedagogia no município de Campos dos Goytacazes pós Resolução CNE/CP n°. 1/2006 - permanências ou reconversões?". Atualmente, atua como docente em Educação no Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, nos cursos de licenciatura, de pós-graduação lato sensu e do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias, tendo assumido o cargo de coordenadora adjunta do Curso de Licenciatura em Letras - Português e Literaturas, na mesma instituição, no período entre março de 2017 e setembro de 2018 https://orcid.org/0000-0003-2333-7274

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644442008

Palavras-chave:

Ensino Híbrido, Teorias de Aprendizagem, Pedagogia.

Resumo

As mudanças sociais transformaram as relações humanas, as formas de aprender e ensinar. O Ensino Híbrido ou Blended Learning, modalidade de ensino que combina atividades presenciais e on-line, é uma maneira de adaptar-se a este novo cenário social. O objetivo geral deste artigo é apresentar as percepções de licenciandos de Pedagogia sobre a disciplina Teorias de Aprendizagem na modalidade híbrida. O trabalho revela-se de natureza qualitativa, dos tipos: bibliográfica, exploratória e intervenção pedagógica. Na primeira parte da pesquisa, de caráter exploratório, foi aplicado um questionário (questionário 1) a 23 alunos que cursaram a disciplina no período anterior à intervenção. As respostas evidenciaram: i) a necessidade de mudança das práticas; ii) que o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação poderia tornar as aulas mais interessantes; iii) que Teorias de Aprendizagem é uma disciplina importante na formação do pedagogo. A partir da análise destes dados, foi planejada a segunda parte da pesquisa, que se caracterizou por uma intervenção pedagógica nas aulas da disciplina em questão. Estas aulas passaram a ser mediadas por um Ambiente Virtual de Aprendizagem, o Schoology, na modalidade Híbrida e utilizando metodologias ativas. Participaram da intervenção 21 alunos do 4º período de Pedagogia. Para coleta de dados, foram utilizados os instrumentos: observação, questionário e grupo focal. Os resultados evidenciam que a intervenção contribuiu para a formação dos participantes, considerando o conhecimento construído sobre as teorias de aprendizagem e as práticas caracterizadas pelos alunos como inovadoras e inspiradoras de seu desenvolvimento profissional ou acadêmico.

Biografia do Autor

Shayane Ferreira dos Santos, INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

Mestre em Ensino e Suas Tecnologias - Instituto Federal Fluminense (IFF) ; Pós graduada em Psicopedagogia Institucional e Empresarial - Institutos Superiores de Ensino do CENSA.; Graduada em Pedagogia - Institutos Superiores de Ensino do CENSA (2008). Concursada como professora da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, atuando como Coordenadora Pedagógica na Gerência de Educação Infantil e Creche a partir de 2017. A partir de 2016, Supervisora Pedagógica do Ensino Fundamental II do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora. Docente de Ensino Superior - Pedagogia - nas disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem.

Gilmara Teixeira Barcelos, INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2004) e possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Campos (1988). Atualmente é professora titular da Licenciatura em Matemática, da pós-graduação Docência no século XXI, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica e do Mestrado em Ensino e suas Tecnologias. Além disso, é pesquisadora do projeto;Aprendizagem com Dispositivos Móveis (Núcleo de pesquisa Informática na Educação - NIE). Segunda secretária da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Rio de Janeiro (2019-2021). Membro do conselho editorial científico da revista Vértice (IFF) e do comitê editorial da Revista Novas Tecnologias na Educação RENOTE (UFRGS). Editora da seção de Ensino da Revista Princípia (IFPB).Tem experiência na área de Matemática e Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Híbrido, Formação de Professor e Tecnologias Digitais. https://orcid.org/0000-0002-5088-6511

Angellyne Moço Rangel, Possui bacharelado em Ciência da Educação e mestrado e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Já desenvolveu trabalhos sobre Educação Infantil a partir do projeto de pesquisa "O olhar do professor sobre a escola atual: Educação Infantil no município de Campos dos Goytacazes", no qual atuou como bolsista de Iniciação Científica de 2004 a 2006. No mestrado, empreendeu estudos sobre o Curso de Pedagogia no Brasil que resultaram na dissertação intitulada "As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (Resolução CNE/CP n°. 1/2006): entre a opacidade do discurso e a panacéia legislativa". Já no doutorado, na universidade mencionada, elaborou a tese: "O Pedagogo no Caleidoscópio: caminhos de formação em Cursos de Pedagogia no município de Campos dos Goytacazes pós Resolução CNE/CP n°. 1/2006 - permanências ou reconversões?". Atualmente, atua como docente em Educação no Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, nos cursos de licenciatura, de pós-graduação lato sensu e do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias, tendo assumido o cargo de coordenadora adjunta do Curso de Licenciatura em Letras - Português e Literaturas, na mesma instituição, no período entre março de 2017 e setembro de 2018

Possui bacharelado em Ciência da Educação e mestrado e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Já desenvolveu trabalhos sobre Educação Infantil a partir do projeto de pesquisa "O olhar do professor sobre a escola atual: Educação Infantil no município de Campos dos Goytacazes", no qual atuou como bolsista de Iniciação Científica de 2004 a 2006. No mestrado, empreendeu estudos sobre o Curso de Pedagogia no Brasil que resultaram na dissertação intitulada "As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (Resolução CNE/CP n°. 1/2006): entre a opacidade do discurso e a panacéia legislativa". Já no doutorado, na universidade mencionada, elaborou a tese: "O Pedagogo no Caleidoscópio: caminhos de formação em Cursos de Pedagogia no município de Campos dos Goytacazes pós Resolução CNE/CP n°. 1/2006 - permanências ou reconversões?". Atualmente, atua como docente em Educação no Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, nos cursos de licenciatura, de pós-graduação lato sensu e do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias, tendo assumido o cargo de coordenadora adjunta do Curso de Licenciatura em Letras - Português e Literaturas, na mesma instituição, no período entre março de 2017 e setembro de 2018

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Publicado

2021-03-10

Como Citar

Santos, S. F. dos, Barcelos, G. T., & Rangel, A. M. (2021). Uso do Ensino Híbrido na disciplina Teorias de Aprendizagem: uma experiência no Curso de Pedagogia. Educação, 46(1), e27/ 1–29. https://doi.org/10.5902/1984644442008