Docência em movimento: a transitividade no fazer docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644440170

Palavras-chave:

Docência em movimento, Ação-reflexão-ação, Saberes Docentes

Resumo

O presente texto versa a respeito da docência e seus processos de transitividade. O objetivo é tecer uma reflexão sobre a importância da transitividade na docência, tendo em vista as contribuições de Paulo Freire no que tange ao pensar certo e à reflexão sobre a ação. Além disso, outros autores são evocados para a escrita, tais como Pimenta (2002, 2010), Freitas (2018), Charlot (2000), Cunha (1999).  O argumento principal desenvolvido no texto é que ao pensar certo o docente pensa sobre, ao pensar sobre, reflete sobre sua prática, e a reflexão sobre a prática o coloca em processo de ação-reflexão-ação, isso caracteriza a docência em movimento. A pesquisa é o elemento central para a transitividade na docência, a postura investigativa do professor, que reflete sistematicamente sobre sua prática, o coloca em constante movimento. Esse movimento é provocado pelos professores, por meio de saberes docentes como a reflexão, a pesquisa, a tomada de decisão e o pensar certo. 

Biografia do Autor

Isadora Alves Roncarelli, Universidade de Caxias do Sul

Mestra e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Licenciada em Pedagogia (UCS).

Nilda Stecanela, Universidade de Caxias do Sul

Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS. Docente no PPGEDU/UCS. Estágio de Pós-Doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres.

Fabiana Pauletti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciada em Química (UCS). Mestra em Educação (UCS). Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Pós-doutorado em Educação (UCS).

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Publicado

2021-05-05

Como Citar

Roncarelli, I. A., Stecanela, N., & Pauletti, F. (2021). Docência em movimento: a transitividade no fazer docente. Educação, 46(1), e40/ 1–18. https://doi.org/10.5902/1984644440170