Juventudes rurais e educação na produção do conhecimento das pós-graduações das áreas de ciências humanas e sociais aplicadas do nordeste brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644438667

Palavras-chave:

Juventudes, Ruralidades, Educação

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir, sob os processos educacionais, as produções do conhecimento sobre as juventudes rurais, particularmente entre os anos de 2007 e 2016. Estes recortes de pesquisa procuram situar o processo social de um rumo científico ligado à produção de pesquisadores dos programas de pós-graduação do Nordeste do Brasil das áreas de ciências humanas e sociais aplicadas, especificamente, as características que possibilitam mostrar o perfil dos autores com a temática, bem como as estratégias utilizadas, teórico-metodologicamente, na compreensão desse grupo social, em seu vínculo com a educação. Para isso, buscou-se realizar um estudo do tipo Estado da Arte, sob a abordagem qualitativa, com instrumentos de coleta – diário de campo e questionário aberto; e de interpretação – a técnica da Análise de Conteúdo de Bardin e os softwares IRAMUREQ e EXCEL. Na trajetória dos autores das teses e dissertações, eles têm se dedicado a trabalhar na pesquisa sobre o tema de forma diversa ao longo de sua carreira, mas pouco às atividades de ensino e extensão. As temáticas dos estudos revelam singularidades, mas também linhas mestras que possibilitam situar teórico-metodologicamente, desde correntes que ultrapassam às estrutural-funcionalistas, fenomenológicas e pós-estruturalistas. Portanto, observou-se a procedência autoral dos trabalhos acadêmicos, com discussões que têm trazido novos caminhos para a produção dos Programas de Pós-Graduação, possibilitando repensar os campos de conhecimentos das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Biografia do Autor

Samuel Pires Melo, Universidade Federal do Piauí Campus Ministro Reis Velloso Departamento de Ciências Sociais da Educação Programa de Pós-graduação em Sociologia

Universidade Federal do Piauí
Campus Ministro Reis Velloso
Departamento de Ciências Sociais da Educação
Programa de Pós-graduação em Sociologia

Thais Maria Santos Macedo, Universidade Federal do Piauí Campus Ministro Reis Velloso Departamento de Ciências Sociais da Educação

Universidade Federal do Piauí
Campus Ministro Reis Velloso
Departamento de Ciências Sociais da Educação

Isabela Maria do Nascimento Chaves, Universidade Federal do Piauí Campus Ministro Reis Velloso Departamento de Ciências Sociais da Educação

Universidade Federal do Piauí
Campus Ministro Reis Velloso
Departamento de Ciências Sociais da Educação

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Publicado

2021-01-31

Como Citar

Melo, S. P., Macedo, T. M. S., & Chaves, I. M. do N. (2021). Juventudes rurais e educação na produção do conhecimento das pós-graduações das áreas de ciências humanas e sociais aplicadas do nordeste brasileiro. Educação, 46(1), e3/ 1–29. https://doi.org/10.5902/1984644438667