Panorama do processo de avaliação na Educação de Jovens e Adultos em Vila Velha, Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644438111

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, Procedimentos Avaliativos, Educação Mediadora.

Resumo

A partir do cenário da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, decidiu-se realizar uma investigação do sistema avaliativo na EJA, considerando a cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, buscando-se detectar a adequação do procedimento avaliativo na perspectiva de professores e estudantes. Tomou-se como objetivo geral, portanto, estabelecer um panorama de como estudantes e professores das escolas investigadas compreendem a avaliação, se entendem que os métodos são satisfatórios e adequados para a construção de uma formação plena e crítica. Metodologicamente, a pesquisa teve caráter misto, ou seja, em parte abordou o tema de forma qualitativa e bibliográfica, e, em parte, ofereceu análise quantitativa, descritiva e interpretativa. Empreendeu-se a pesquisa através de questionários, bem como realização de entrevistas, com amostra de 200 estudantes e 50 docentes. Constatou-se que embora os educadores tenham claras concepções em torno das especificidades de trabalho com a EJA, dificuldades e de todo o ambiente dos alunos, no que toca ao processo avaliativo, continuam mantendo a distribuição de 60% dos pontos por meio de prova escrita. Além disso, 60% dos estudantes pensam com certa frequência em desistir dos estudos por medo das notas e provas, apesar de considerarem que o sistema avaliativo é justo. Concluiu-se que há uma necessidade, para o desenvolvimento da EJA, de se abandonar a metodologia avaliativa quantitativa, partindo-se para um novo modelo, que envolva efetivamente o aluno, fomentando a avaliação mediadora do ensino-aprendizagem, como diagnóstico do que deve ser melhorado por todos os envolvidos no processo educativo.

Biografia do Autor

Antonio Carlos dos Santos Cruz, Universidad Autónoma de Asunción, Asunción, Paraguai

Pesquisador de Avalição na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

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Publicado

2019-11-20

Como Citar

Cruz, A. C. dos S. (2019). Panorama do processo de avaliação na Educação de Jovens e Adultos em Vila Velha, Espírito Santo. Educação, 44, e83/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644438111

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