<b> Revisão teórica sobre a educação de adultos para uma aproximação com a andragogia</b>

Autores

  • Maria Saleti Lock Vogt
  • Elioenai Dornelles Alves

Palavras-chave:

Adults Education, Teories of Education, Andragogy.

Resumo

Este trabalho consiste em uma revisão teórica sobre os pressupostos que orientam a educação de adultos com o propósito de buscar uma aproximação com a andragogia. Parte-se de uma contextualização histórica sobre o conceito e a evolução da educação de adultos a partir da era da industrialização, as principais diretrizes das conferências internacionais, promovidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, os pressupostos teóricos da educação, a caracterização da andragogia no contexto das tendências educacionais e os seus postulados. Nesse contexto, a teoria andragógica proposta por Malcolm Knowles está aqui contextualizada como um elemento a serviço da educação de adultos, que pressupõe uma visão diferenciada do ponto de vista da concepção e metodologia do processo educacional.

Palavras-chave: Educação de adultos. Teorias da educação. Andragogia.

Downloads

Como Citar

Vogt, M. S. L., & Alves, E. D. (2011). <b> Revisão teórica sobre a educação de adultos para uma aproximação com a andragogia</b>. Educação, 30(2), 195–214. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3746

Edição

Seção

Dossiê: História da Educação