A escola-medusa: o olhar do outro e a educação em Jean-Paul Sartre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644427425

Palavras-chave:

Ontologia do olhar, Ser-Para-outro, Intersubjetividade.

Resumo

Investigamos a ontologia do olhar proposta por Jean-Paul Sartre em seu livro O ser e o nada: Ensaio de Ontologia Fenomenológica, publicado em 1943, a fim de problematizar as relações intersubjetivas na instrução escolar em particular, e na educação, em geral. Aproximando-nos do texto sartriano, demonstramos como o conceito de olhar é estruturante do Para-si e de sua dimensão do ser-Para-outro. A partir da controvertida figura da escola-medusa, remetendo-nos ao mito grego antigo de Medusa que petrificava quem a olhasse diretamente, estabelecemos um diálogo entre a ontologia sartriana e a pedagogia. A metodologia utilizada é uma pesquisa bibliográfica. O resultado pretendido é uma colaboração em torno da ontologia do olhar, no interior das discussões propostas pela Filosofia da Educação.

Biografia do Autor

Danilo Arnaldo Briskievicz, IFMG-Instituto Federal de Minas Gerais PUC-MG

Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, especialista Temas Filosóficos e Mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC. Professor titular de Filosofia e Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG, Santa Luzia.

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Publicado

2018-05-01

Como Citar

Briskievicz, D. A. (2018). A escola-medusa: o olhar do outro e a educação em Jean-Paul Sartre. Educação, 43(2), 235–246. https://doi.org/10.5902/1984644427425

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