Ansiedade e desempenho escolar no ensino fundamental I

Autores

  • Neide de Brito Cunha Universidade do Vale do Sapucaí http://orcid.org/0000-0003-4945-4495
  • Sandra Maria da Silva Sales Oliveira Universidade do Vale do Sapucaí
  • Thaísa Vilhena Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Câmpus Machado
  • Antônio José Figueiredo Oliveira Centro Universitário do Sul de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644422818

Palavras-chave:

ansiedade, desempenho acadêmico, ensino fundamental

Resumo

Este estudo objetivou avaliar a ansiedade em alunos do Ensino Fundamental I e eventuais diferenças com relação ao sexo, idade, ano escolar, tipo de escola e desempenho acadêmico nas disciplinas de matemática e português. Nesta pesquisa de campo, foram avaliados 134 alunos de duas escolas, uma pública e outra particular do sul do Estado de Minas Gerais. Do total, 70 eram meninas e as idades variaram de 7 a 10 anos. Os estudantes estavam cursando do 2º ao 5º ano. Foi utilizado o Inventário de Ansiedade na Escola e as notas dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática. Os resultados apontaram um nível médio de ansiedade escolar e não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas na avaliação da ansiedade com relação às variáveis estudadas. Como há carência de pesquisas com as crianças quanto à ansiedade escolar nesse nível de ensino, considera-se importante avaliar outras amostras.

Biografia do Autor

Neide de Brito Cunha, Universidade do Vale do Sapucaí

Docente do Mestrado em Educação

Sandra Maria da Silva Sales Oliveira, Universidade do Vale do Sapucaí

Docente do Mestrado em Educação

Thaísa Vilhena Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Câmpus Machado

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Câmpus Machado

Antônio José Figueiredo Oliveira, Centro Universitário do Sul de Minas Gerais

Docente do Centro Universitário do Sul de Minas Gerais

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Cunha, N. de B., Oliveira, S. M. da S. S., Silva, T. V., & Oliveira, A. J. F. (2017). Ansiedade e desempenho escolar no ensino fundamental I. Educação, 42(2), 397–410. https://doi.org/10.5902/1984644422818

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua