The pedagogical discourse in military dictatorship: Moral and Civic Education & school curriculum

Authors

  • Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Campus pelotas
  • Alexandre Kerson de Abreu Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Campus pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644415972

Keywords:

Pedagogical discourse, Discourse analysis, Curriculum, Moral and Civic Education

Abstract

This article aims to analyze, from a qualitative approach, the operation of the pedagogical discourse used in the discipline of Moral and Civic Education, implanted in Brazilian schools during the military regime. Will be held a case study on one of the didatic textbooks used that time “Moral and Civic Education,” of the authors Otto Costa, Felipe N. Moschini and Joseph C. Passion. Through Discourse Analysis (DA) of the French line, try to show the effects of meaning produced by discursive subject and his interlocutor, watching the different discursive formations present, the process of interpellation of the subject by ideology and the concept of interdiscourse/discursive memory.

Author Biographies

Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Campus pelotas

licenciada em Pedagoga, Supervisora Escolar e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista UNESP Araraquara. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Graduação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Pelotas; coordena a Coordenadoria de Apoio Pedagógico, coordena o Curso de Pós-Graduação em Educação, modalidade EaD, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Membro da Câmara de Ensino do IFSul-campus Pelotas, Professora das disciplinas Teorias Linguísticas e Língua e Sociedade do Curso de pós-graduação Lato Sensu em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias, professora da disciplina Produção textual do Curso de Bacharelado em Designer. Integra o corpo docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense/IFSul; Membro da CPA local, Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa (GP) Discurso Pedagógico; Pesquisadora do GP em Fonologia do Português: Arcaico & Brasileiro da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e GP em Linguagens Verbais, Visuais e Tecnologia - IFSUL..

Alexandre Kerson de Abreu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Campus pelotas

Mestrando em Educação e Tecnologia no Instituto Federal Sul-rio-grandense/câmpus Pelotas. Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Ribeirão Preto (1998) e graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (2006). Especialista pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense em Linguagens Verbais, Visuais e suas Tecnologias (2012). Primeiro jornalista concursado da história do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Tem experiência na área de Assessoria de Imprensa, Marketing e Análise de Discurso.

Published

2016-07-21

How to Cite

Rostas, M. H. S. G., & Abreu, A. K. de. (2016). The pedagogical discourse in military dictatorship: Moral and Civic Education & school curriculum. Education, 41(2), 387–398. https://doi.org/10.5902/1984644415972

Issue

Section

Continuous Demand