Um estudo observacional sobre as interações de crianças/adolescentes com deficiência intelectual no ensino regular

Autores

  • Francine Cristine Garghetti Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Adriano Henrique Nuernberg Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • José Gonçalves Medeiros Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644415934

Palavras-chave:

Educação Especial. Deficiência Intelectual. Inclusão Escolar.

Resumo

Esse estudo caracterizou as interações de crianças/adolescentes com deficiência intelectual incluídas no ensino regular por meio de observação naturalística de crianças/adolescentes com e sem deficiência intelectual em ambiente escolar. A análise quantitativa realizou-se por meio de procedimentos de estatística descritiva e a análise qualitativa centrou-se na discussão dos dados quantificados. Os resultados indicaram que ambos os grupos participaram efetivamente na realização das tarefas escolares e apresentaram distração em proporção semelhante. Os sujeitos com deficiência apresentaram porcentagem maior em três dos cinco comportamentos acadêmicos. Nas interações não-acadêmicas, das nove subcategorias, apresentaram frequência maior em três. Nas não-interações registrou-se índices idênticos entre os grupos. Houve pouca diferença nos tipos de interações apresentadas pelas crianças/adolescentes com e sem deficiência intelectual e baixo índice de resistência a colegas em condição diferente ou de deficiência.

Biografia do Autor

Francine Cristine Garghetti, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2012). Possui especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2009) e graduação em Psicologia pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2007). Atualmente é professora na Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, na Unidade de Chapecó. Atua também como psicóloga na Prefeitura Municipal de Chapecó. Ministra disciplinas, orienta pesquisas e supervisiona estágios nas áreas de Saúde, Educação, Desenvolvimento Infantil, Avaliação Psicológica, Psicologia Escolar e Educacional, Deficiência e Dificuldades de Aprendizagem.

Adriano Henrique Nuernberg, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Psicologia.

José Gonçalves Medeiros, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Psicologia.

Downloads

Publicado

2015-05-29

Como Citar

Garghetti, F. C., Nuernberg, A. H., & Medeiros, J. G. (2015). Um estudo observacional sobre as interações de crianças/adolescentes com deficiência intelectual no ensino regular. Educação, 40(2), 451–464. https://doi.org/10.5902/1984644415934

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.