Avaliação educacional em larga escala: performatividade e perversão da experiência educacional

Autores

  • Jarbas Dametto Universidade de Passo Fundo
  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644413742

Palavras-chave:

Avaliação educacional. Performatividade. Práticas pedagógicas.

Resumo

O texto propõe um debate crítico sobre as avaliações educacionais em larga escala e suas implicações junto à experiência pedagógica cotidiana. Por meio de revisão teórica e de uma compilação de estudos recentes sobre o tema, analisa-se a questão, concebendo a avaliação externa padronizada como um instrumento cujos meios e resultados alimentam ideais performáticos, tomando-se a performance como um princípio de legitimação típico da atualidade, perpassado pela concorrência e pela perspectiva produtivista extraída do âmbito privado. Debatem-se também subprodutos das avaliações, como a emergência dos rankings educacionais, da responsabilização docente, a apropriação midiática dos resultados, e as possíveis implicações de tais fenômenos. Por fim, exploram-se alguns dos efeitos da quantificação e da classificação voltada à educação, apontando prejuízos que um olhar baseado na performatividade pode acarretar à prática educacional.

Biografia do Autor

Jarbas Dametto, Universidade de Passo Fundo

Psicólogo, mestre e doutorando em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Professor da Faculdade de Educação (FAED - UPF).

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo

Licenciada em História, Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo.

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Publicado

2015-09-24

Como Citar

Dametto, J., & Esquinsani, R. S. S. (2015). Avaliação educacional em larga escala: performatividade e perversão da experiência educacional. Educação, 40(3), 619–630. https://doi.org/10.5902/1984644413742

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua