A participação das famílias como uma política educativa
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464449309Palavras-chave:
Educação, Lógicas familiares, Lógicas escolaresResumo
http://dx.doi.org/10.5902/198464449309
O artigo apresenta parte da pesquisa intitulada “Das lógicas familiares às lógicas escolares: caminhos e perspectivas na educação das crianças”. O estudo com uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico partiu do princípio do pesquisador estar inserido no campo social da investigação. Nesta perspectiva, procurou estabelecer um espaço de diálogo entre a escola e as famílias, provocando uma “escuta” atenta, bem como uma possibilidade de problematizar a pluralidade das lógicas e culturas das famílias e aprofundar o conhecimento sobre suas relações no contexto educativo. A pesquisa apontou para a necessidade de compreender as estratégias de relacionamentos construídas pela escola, destacando como o confronto (THIN, 1998) entre as lógicas familiares e escolares possibilita a construção de estratégias de relacionamentos que qualifiquem a escola como lugar de acolhimento e educação das crianças.
Palavras- chave: Educação, Lógicas Familiares, Lógicas Escolares
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________