Atividade docente, currículo e os campos de influência na sala de aula

Laura Cristina Vieira Pizzi, Wanessa Lopes de Melo

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/198464444937

 

O objetivo deste artigo é analisar a atividade docente, a partir da perspectiva da Clínica da Atividade de Yves Clot (2010), com foco no currículo escolar desenvolvido na sala de aula, considerando as condições de realização, as prescrições, os imprevistos e os atravessamentos presentes no cotidiano. Para nos aproximarmos da complexidade do currículo utilizamos a técnica da autoconfrontação simples, que utiliza a filmagem como principal meio de coleta de dados. A professora participante desta pesquisa atuava na 2ª série de uma escola de Ensino Fundamental da rede pública municipal de Maceió/AL, localizada na periferia. O caráter prescritivo das políticas curriculares não se mostrou determinante na atividade curricular dessa docente, frente a outros fatores subjetivos e outros conteúdos e sujeitos que reajustaram o currículo realizado, imprimindo novos desdobramentos e implicações.


Palavras-chave


Curriculum, Teaching activity, Classroom.

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DOI: https://doi.org/10.5902/198464449237

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ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

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A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

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