Atividade docente, currículo e os campos de influência na sala de aula
Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/198464444937
O objetivo deste artigo é analisar a atividade docente, a partir da perspectiva da Clínica da Atividade de Yves Clot (2010), com foco no currículo escolar desenvolvido na sala de aula, considerando as condições de realização, as prescrições, os imprevistos e os atravessamentos presentes no cotidiano. Para nos aproximarmos da complexidade do currículo utilizamos a técnica da autoconfrontação simples, que utiliza a filmagem como principal meio de coleta de dados. A professora participante desta pesquisa atuava na 2ª série de uma escola de Ensino Fundamental da rede pública municipal de Maceió/AL, localizada na periferia. O caráter prescritivo das políticas curriculares não se mostrou determinante na atividade curricular dessa docente, frente a outros fatores subjetivos e outros conteúdos e sujeitos que reajustaram o currículo realizado, imprimindo novos desdobramentos e implicações.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5902/198464449237
E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795
Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao
ISSN Eletrônico: 1984-6444
DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444
Qualis/Capes: Educação A1
Periodicidade: Publicação contínua
O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.
A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
click counter
Contador de visitas
Acessos a partir de 30/11/2016
____________________________________________________