Reflexões sobre a ética na educação escolar

Renato José Oliveira

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/198464449189

Este artigo tece considerações sobre a ética na educação escolar nos dias de hoje. Parte das visões de pensadores como Kant e Stuart Mill sobre o agir ético e as problematiza com base no modelo argumentativo proposto por Chaïm Perelman. Este é apresentado como construção filosófica que critica as concepções que defendem o caráter unitário da verdade (monismos), aproximando-se dos discursos questionadores do modelo tradicional de educação, o qual desconsidera o aluno como sujeito do diálogo. A ética na educação escolar é então pensada a partir de uma postura pedagógica que, ao invés de prescrever o que é “certo” ou “justo”, privilegia a problematização do pensar e do agir.


Palavras-chave


Ética; Educação Escolar; Argumentação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/198464449189

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ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: 10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

 

Periodicidade – quadrimestral

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Segundo quadrimestre, maio/ago., limite para publicar a edição 31 agosto.

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