Reflexões sobre a ética na educação escolar

Autores/as

  • Renato José Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464449189

Palabras clave:

Ética, Educação Escolar, Argumentação.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/198464449189

Este artigo tece considerações sobre a ética na educação escolar nos dias de hoje. Parte das visões de pensadores como Kant e Stuart Mill sobre o agir ético e as problematiza com base no modelo argumentativo proposto por Chaïm Perelman. Este é apresentado como construção filosófica que critica as concepções que defendem o caráter unitário da verdade (monismos), aproximando-se dos discursos questionadores do modelo tradicional de educação, o qual desconsidera o aluno como sujeito do diálogo. A ética na educação escolar é então pensada a partir de uma postura pedagógica que, ao invés de prescrever o que é “certo” ou “justo”, privilegia a problematização do pensar e do agir.

Biografía del autor/a

Renato José Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Fundamentos da Educação

Área de Filosofia da Educação

Publicado

2014-01-14

Cómo citar

Oliveira, R. J. (2014). Reflexões sobre a ética na educação escolar. Educación, 39(1), 105–116. https://doi.org/10.5902/198464449189

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua