Reflexões sobre a ética na educação escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464449189Palabras clave:
Ética, Educação Escolar, Argumentação.Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/198464449189
Este artigo tece considerações sobre a ética na educação escolar nos dias de hoje. Parte das visões de pensadores como Kant e Stuart Mill sobre o agir ético e as problematiza com base no modelo argumentativo proposto por Chaïm Perelman. Este é apresentado como construção filosófica que critica as concepções que defendem o caráter unitário da verdade (monismos), aproximando-se dos discursos questionadores do modelo tradicional de educação, o qual desconsidera o aluno como sujeito do diálogo. A ética na educação escolar é então pensada a partir de uma postura pedagógica que, ao invés de prescrever o que é “certo” ou “justo”, privilegia a problematização do pensar e do agir.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________