Condições de trabalho docente: novas tessituras das políticas de avaliação para a qualidade
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464449123Palavras-chave:
Políticas de avaliação, Ideb, Condições de trabalho docente.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/198464449123
O artigo tem por objetivo analisar ações que implicam o trabalho docente, nomeadamente as que se referem às condições objetivas de trabalho e de emprego, tendo em conta novas tessituras das políticas de avaliação para a qualidade da educação básica implicadas no Ideb. Examina dados de questionários e entrevistas com gestores escolares e docentes do ensino fundamental, destinados a levantar ações delineadas entre 2010 e 2012, com vistas à melhoria da qualidade educacional. Assinala que, embora muitas ações informadas impliquem as condições de trabalho, a maioria delas focaliza condições objetivas e foi traçada tendo o Ideb como fator mobilizador. Conclui que o protagonismo a que a escola é chamada a exercer concentra-se na produção de resultados visando metas nacionais que têm asseverado as já difíceis condições de trabalho dos docentes. Palavras-chave: políticas de avaliação, Ideb, condições de trabalho docente.
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