A relação trabalho-educação no organização do trabalho pedagógico da escola capitalista

Autores

  • Giovanni Felipe Ernst Frizzo Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul
  • Liliana Soares Ferreira Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • João Francisco Magno Ribas Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464448987

Palavras-chave:

Pedagogical work, School, Capitalism.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464448987

 

Analisa-se a relação trabalho-educação no projeto de formação humana na escola capitalista, tomando como fenômeno de estudo a organização do trabalho pedagógico, isto é, as relações e processos que se estabelecem entre os sujeitos da escola (professores e estudantes) e o conhecimento apreendido por estes durante a vida escolar. Para tanto, organizou-se o texto em duas partes: a primeira trata da relação trabalho-educação como fenômeno próprio do ser humano, cujas características históricas cindem a relação do ser com o trabalho e, em decorrência disso, com seus processos educativos; a segunda parte trata da organização do trabalho pedagógico na escola capitalista, na qual evidenciamos que as duas categorias principais que dotam de sentido a formação dos estudantes na escola são a empregabilidade e o disciplinamento para a esfera produtiva.

 

Palavras-chave: trabalho pedagógico, escola, capitalismo

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Publicado

2013-09-27

Como Citar

Frizzo, G. F. E., Ferreira, L. S., & Ribas, J. F. M. (2013). A relação trabalho-educação no organização do trabalho pedagógico da escola capitalista. Educação, 38(3), 553–564. https://doi.org/10.5902/198464448987

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Trabalho

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