A relação trabalho-educação no organização do trabalho pedagógico da escola capitalista
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464448987Palavras-chave:
Pedagogical work, School, Capitalism.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/198464448987
Analisa-se a relação trabalho-educação no projeto de formação humana na escola capitalista, tomando como fenômeno de estudo a organização do trabalho pedagógico, isto é, as relações e processos que se estabelecem entre os sujeitos da escola (professores e estudantes) e o conhecimento apreendido por estes durante a vida escolar. Para tanto, organizou-se o texto em duas partes: a primeira trata da relação trabalho-educação como fenômeno próprio do ser humano, cujas características históricas cindem a relação do ser com o trabalho e, em decorrência disso, com seus processos educativos; a segunda parte trata da organização do trabalho pedagógico na escola capitalista, na qual evidenciamos que as duas categorias principais que dotam de sentido a formação dos estudantes na escola são a empregabilidade e o disciplinamento para a esfera produtiva.
Palavras-chave: trabalho pedagógico, escola, capitalismo
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