Configuração subjetiva da aprendizagem de uma licencianda durante o estágio supervisionado de biologia
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644489335Palavras-chave:
Subjetividade, Estágio Supervisionado, Licenciatura em BiologiaResumo
As aprendizagens que constituem a preparação para a futura atuação profissional são motivadas por sentidos subjetivos relacionados à história de vida, à subjetividade social, além daqueles produzidos durante a própria ação de aprender. Este artigo apresenta um estudo de caso que objetivou compreender a configuração subjetiva da ação de aprender de Nilce, uma licencianda em biologia, ao longo de dois semestres letivos. A pesquisa fundamentou-se na Teoria da Subjetividade, na Epistemologia Qualitativa e na Metodologia Construtivo-Interpretativa. Por meio de vários instrumentos, tais como memorial, conversas informais, dinâmicas conversacionais, foi estabelecido um diálogo aprofundado com a participante. Com base em suas expressões, foram construídos indicadores de sentidos subjetivos e hipóteses a respeito de sua configuração subjetiva da ação de aprender. Durante o estágio, Nilce produziu novos sentidos subjetivos e desenvolveu recursos subjetivos, relacionais e operacionais importantes para a futura atuação profissional. O referencial teórico, epistemológico e metodológico adotado possibilitou gerar inteligibilidade sobre processos que são pouco investigados na área da formação inicial de professores de biologia.
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