Configuração subjetiva da aprendizagem de uma licencianda durante o estágio supervisionado de biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644489335

Palavras-chave:

Subjetividade, Estágio Supervisionado, Licenciatura em Biologia

Resumo

As aprendizagens que constituem a preparação para a futura atuação profissional são motivadas por sentidos subjetivos relacionados à história de vida, à subjetividade social, além daqueles produzidos durante a própria ação de aprender. Este artigo apresenta um estudo de caso que objetivou compreender a configuração subjetiva da ação de aprender de Nilce, uma licencianda em biologia, ao longo de dois semestres letivos. A pesquisa fundamentou-se na Teoria da Subjetividade, na Epistemologia Qualitativa e na Metodologia Construtivo-Interpretativa. Por meio de vários instrumentos, tais como memorial, conversas informais, dinâmicas conversacionais, foi estabelecido um diálogo aprofundado com a participante. Com base em suas expressões, foram construídos indicadores de sentidos subjetivos e hipóteses a respeito de sua configuração subjetiva da ação de aprender. Durante o estágio, Nilce produziu novos sentidos subjetivos e desenvolveu recursos subjetivos, relacionais e operacionais importantes para a futura atuação profissional. O referencial teórico, epistemológico e metodológico adotado possibilitou gerar inteligibilidade sobre processos que são pouco investigados na área da formação inicial de professores de biologia.

Biografia do Autor

Marilda Vinhote Bentes, Instituto Federal de Educação

Possuo graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Roraima (2008); especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia, pela Faculdade Albert Einstein, FALBE (2010); graduação em Letras, pela Universidade Estadual de Roraima (2013); especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão do Trabalho Pedagógico: Administração, Orientação e Supervisão, pela Faculdade Machado de Assis, FAMA (2014); mestrado em Letras, pela Universidade Federal de Roraima (2016) e, atualmente, doutoranda do Programa Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática-REAMEC, da Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Sou docente da área pedagógica do Departamento de Graduação (neste atuo diretamente nos cursos Letra Espanhol e Literatura Hispânica e na Licenciatura em Ciências Biológicas) e estou como Diretora de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Boa Vista. Tenho experiência, principalmente, na área de Estágio, com ênfase nos seguintes temas: Subjetividade, didática, interdisciplinaridade, funcionalismo, cognitivismo, processo ensino aprendizagem. 

José Moyses Alves, Universidade Federal do Pará

Cursei o Bacharelado em Psicologia na Universidade Federal do Pará (1983), o mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) na Universidade Federal de São Carlos (1987) e o doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) na Universidade de São Paulo (1993). Atualmente sou Professor Titular na Universidade Federal do Pará. Tenho experiência na área de Psicologia, com ênfase em processos de aprendizagem e desenvolvimento humano e na área de Educação em Ciências, especialmente nas análises da construção de conhecimentos em sala de aula e de aspectos subjetivos relacionados a ensinar e aprender.

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Publicado

2024-04-25

Como Citar

Bentes, M. V., & Alves, J. M. (2024). Configuração subjetiva da aprendizagem de uma licencianda durante o estágio supervisionado de biologia. Educação, 50(1), e59/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644489335