Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita na educação de jovens e adultos: diálogos com a Educação Infantil

Autores

  • Greice Ferreira da Silva UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília-SP
  • Dagoberto Buim Arena UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília-SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464448206

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Língua materna, Educação Infantil.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464448206

 

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma discussão acerca dos aspectos metodológicos do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita em EJA  na tentativa de buscar estabelecer um diálogo com a Educação Infantil ao apontar elementos convergentes entre essas duas instâncias.Para tanto, propõe a reflexão sobre a construção da natureza humana e a apropriação da leitura e da escrita como processos humanizadores dentro da perspectiva da Teoria Histórico-Cultural preconizada por Vygotsky e seus colaboradores. Nesse contexto, é apresentada uma situação pedagógica observada numa escola pública municipal de Educação Infantil do interior do Estado de São Paulo seguida de análise sob a ótica de Bakhtin com o intuito de fazer algumas aproximações no processo de ensino e de aprendizagem da língua materna entre adultos e crianças.

Biografia do Autor

Greice Ferreira da Silva, UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília-SP

Professora formada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/ Campus de Marília – SP. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/ Campus de Marília – SP e orientanda do Profº Drº Dagoberto Buim Arena. Integrante do Grupo de Pesquisa: Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação na UNESP, campus de Marília - SP coordenado pelo Profº Drº Dagoberto Buim Arena e integrante do Grupo de Estudos em Educação Infantil: Infância, Teorias e Práticas dessa universidade.

Dagoberto Buim Arena, UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília-SP

Professor Assistente Doutor do Departamento de Didática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Campus de Marília – SP. Pós-Doutorado pela Universidade de Évora – Portugal. Líder do Grupo de Pesquisa: Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação dessa universidade.

Downloads

Publicado

2014-06-18

Como Citar

Silva, G. F. da, & Arena, D. B. (2014). Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita na educação de jovens e adultos: diálogos com a Educação Infantil. Educação, 39(2), 315–324. https://doi.org/10.5902/198464448206

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua