A pesquisa qualitativa em educação em tempos de pandemia: aplicação do grupo focal online sob o aporte da psicologia histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644471401

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa em Educação, Aplicação online de Grupo focal, Pandemia, Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

Considerando que a pandemia da COVID-19 gerou incertezas, angústias e dúvidas quanto às diferentes atividades do sujeito, limitando até mesmo as possibilidades de pesquisas e a modalidade para coleta de dados, a internet transformou-se no meio propulsor e facilitador para a continuidade dos estudos. Este trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades da aplicação online do método do grupo focal para coleta de dados nas pesquisas qualitativas em educação e sua contribuição para a continuidade dos estudos em tempos de pandemia, além da utilização da teoria da Psicologia Histórico-Cultural para a análise e discussão dos dados, por entender as relações e a apropriação do conhecimento como formas peculiares no desenvolvimento e na emancipação do sujeito.

Biografia do Autor

Silvia Segovia Araujo Freire, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Adaline Franco Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Sonia da Cunha Urt, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

Freire, S. S. A., Rodrigues, A. F., & Urt, S. da C. (2024). A pesquisa qualitativa em educação em tempos de pandemia: aplicação do grupo focal online sob o aporte da psicologia histórico-cultural. Educação, 49(1), e45/1–21. https://doi.org/10.5902/1984644471401