A pesquisa qualitativa em educação em tempos de pandemia: aplicação do grupo focal online sob o aporte da psicologia histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644471401Palavras-chave:
Pesquisa qualitativa em Educação, Aplicação online de Grupo focal, Pandemia, Psicologia Histórico-CulturalResumo
Considerando que a pandemia da COVID-19 gerou incertezas, angústias e dúvidas quanto às diferentes atividades do sujeito, limitando até mesmo as possibilidades de pesquisas e a modalidade para coleta de dados, a internet transformou-se no meio propulsor e facilitador para a continuidade dos estudos. Este trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades da aplicação online do método do grupo focal para coleta de dados nas pesquisas qualitativas em educação e sua contribuição para a continuidade dos estudos em tempos de pandemia, além da utilização da teoria da Psicologia Histórico-Cultural para a análise e discussão dos dados, por entender as relações e a apropriação do conhecimento como formas peculiares no desenvolvimento e na emancipação do sujeito.
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