Relações de poder na inserção profissional de professores na carreira docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470544

Palavras-chave:

Relações de poder, Professores iniciantes, Governo das condutas

Resumo

Este artigo elege como foco central das discussões as relações de poder que atravessam a inserção de professores iniciantes na carreira docente. Objetiva analisar as táticas de poder que são postas em ação para governar a condução das condutas desses docentes, visando à sua constituição profissional. Para tanto, este artigo toma como inspiração o referencial teórico-analítico de Michel Foucault. Para a produção de dados e informações sobre o objeto, o estudo fez uso de grupos de discussão com professores iniciantes e experientes que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais de Caetité, no Estado da Bahia. Os achados da pesquisa evidenciaram que as relações de poder, no começo da profissão docente, mobilizam as táticas de desestabilização e de recomposição do corpo dos professores iniciantes. Em ação, essas táticas de poder buscam constituir profissionais da docência flexíveis e habilidosos para o desempenho de múltiplas práticas de aprendizagem, de cunho neoliberal, na escola contemporânea.

Biografia do Autor

Ginaldo Cardoso de Araújo, Bahia State University

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), do Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no município de Caetité, Bahia, Brasil.

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Publicado

2024-02-22

Como Citar

Araújo, G. C. de. (2024). Relações de poder na inserção profissional de professores na carreira docente. Educação, 49(1), e42/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644470544