Imitação melódica, rítmica e afetivo-musical: a aprendizagem musical de bebês através da imitação e sistema de neurônios-espelho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470379

Palavras-chave:

Neurônios-espelho, Imitação, Aprendizagem musical de bebês

Resumo

Estudos apontam que a imitação integra a aprendizagem musical das crianças (DELALANDE, 2019; GORDON, 2015; SWANWICK, 2014). A descoberta dos neurônios-espelho comprova que a imitação é uma ação que integra a aprendizagem do ser humano e, portanto, deve ser investigada. A imitação também é uma ação inata do bebê (MELTZOFF; MOORE, 1995). O objetivo deste trabalho foi de investigar como ocorre a aprendizagem musical de bebês através da imitação e sistema de neurônios-espelho com base em pesquisas científicas. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica como método (LIMA; MIOTO, 2007) e a análise dos dados se deu a partir da análise do conteúdo (BARDIN, 2009). Este trabalho é justificado pela contribuição do entendimento de como os bebês aprendem música. Como resultados, foi verificado que bebês se desenvolvem musicalmente através de três tipos de imitação que se relacionam entre si: melódica, afetivo-musical e rítmica. A partir deste estudo, concluímos que a imitação ocorre de forma viso-motora auditiva e que durante uma interação musical, o bebê observa e relaciona movimentos e suas sonoridades e transforma percepções sensoriais (visão, tato e audição) em representações motoras (canto, entonação, movimentos, gestos e ritmos).

Biografia do Autor

Jéssica Franciéli Fritzen, Universidade de Brasília

Graduada em Licenciatura Plena em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (2014), Especialista em Educação Musical pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2021) e mestranda em Música pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente no seguintes temas: musicalização para bebês, musicalização infantil, educação musical, desenvolvimento musical, música e cognição, aprendizagem musical.

Cristina Rolim Wolffenbüttel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Musical. Especialista em Informática na Educação: Ênfase em Instrumentação. Especialista em Literatura Brasileira. Licenciada em Música. Docente do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Unidade em Montenegro. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Musical, na Uergs, Unidade em Montenegro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional (PPGED-MP/Uergs), da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Litoral Norte. Coordenadora da Linha 2 – Artes em Contextos Educacionais, do PPGED-MP/Uergs, Litoral Norte. Orientadora de bolsistas de iniciação científica e extensão em Educação Musical, Música, Artes e Literatura, pelo CNPq, FAPERGS e UERGS. Líder dos Grupos de Pesquisa Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços (Grupem) e Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação (ArtCIEd), registrados no CNPq, e certificados pela Uergs. Professora de Música da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Membro do Comitê Assessor de Artes e Letras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Integrante da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann. Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, com a pesquisa Acalantos, orientada pela Prof.ª Dr.ª Rose Marie Reis Garcia, com o objetivo de resgatar, coletar, analisar e caracterizar as cantigas de ninar. Em 2010 recebeu o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), em reconhecimento às ações em música, desenvolvidas nas escolas públicas municipais de Porto Alegre, potencializando o COEP, na luta contra a fome e pela promoção da cidadania. Recebeu, em 2011, a Medalha Dante de Laytano, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à preservação, promoção, pesquisa e defesa do folclore e das manifestações culturais populares no Rio Grande do Sul. Em 2013, recebeu o Troféu Mulher Gaúcha, da Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM-RS, pelo conjunto da obra nas pesquisas em Folclore e Educação Musical. Recebeu a honraria, em 2021, de nomear a Biblioteca Cristina Rolim Wolffenbüttel, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Beatriz Lemos, em Montenegro, Rio Grande do Sul. Dentre sua produção científica destacam-se publicações individuais e com parcerias. É autora dos livros Folclore e Música Folclórica: o que os alunos vivenciam e pensam, A Inserção da Música em Projetos Político Pedagógicos da Educação Básica, A Música na Região de Montenegro, Cantigas de Ninar, Terço Cantado: a religiosidade popular na Região de Montenegro, Resgatando os Contos e as Lendas da Nossa Terra, além de artigos em periódicos científicos de Música, Educação, Educação Musical, Educação e Cultura Popular. No campo artístico atuou como violinista, na Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho, e foi regente do Coral do Colégio Sévigné, ambos em Porto Alegre. Em Montenegro foi regente do Grupo de Canto Gregoriano Vox Noctis e do Coral da Fundarte. Na cidade de Gravataí foi regente dos coros Infantil e Adulto. É verbete no Dicionário de Mulheres, da autoria de Hilda Agnes Hubner Flores

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Publicado

2024-01-23

Como Citar

Fritzen, J. F., & Wolffenbüttel, C. R. (2024). Imitação melódica, rítmica e afetivo-musical: a aprendizagem musical de bebês através da imitação e sistema de neurônios-espelho. Educação, 49(1), e15/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644470379