Educação Interprofissional na visão dos docentes: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470338

Palavras-chave:

Docentes, Educação Interprofissional, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde

Resumo

Identificar na literatura a visão dos docentes com relação à Educação Interprofissional (EIP) para a formação de recursos humanos em saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada em bases de dados e portais – Scopus, CINAHL, ScienceDirect, PubMed, Web of Science, BVS, SciELO, LILACS e Cochrane –, com delimitação temporal de 2014 a 2020, sendo selecionados artigos em inglês, português e espanhol. Compuseram a amostra 14 artigos disponíveis na literatura nacional e internacional. A análise dos estudos possibilitou a identificação de duas categorias: “Comportamento e atributos facilitadores para a Educação Interprofissional” e “Capacitação para a Educação Interprofissional”. Verificou-se o impacto positivo da EIP para o desenvolvimento de docentes. A revisão destacou que docentes consideraram a EIP de suma importância para o desenvolvimento dos estudantes e para a prestação de um cuidado integral, valorizando o trabalho em equipe e a prática colaborativa. Promover espaços de discussão interprofissional é essencial para fortalecer as instituições de ensino e implementar a EIP nos currículos de saúde. Além disso, a capacitação docente em EIP é necessária para formar profissionais que promovam a integralidade da atenção à saúde, conforme os princípios do SUS e as expectativas da Organização Mundial da Saúde.

Biografia do Autor

Thaylla Mwryha Maciel Bueno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do 9º semestre de Enfermagem pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Campus Campo Grande. Atualmente bolsista CNPq de Iniciação Científica e Tecnológica, com o projeto intitulado "Vigilância em saúde e a pandemia da COVID-19 na região de fronteira: um estudo longitudinal para monitoramento das sequelas em pessoas idosas".

Danielle Gobbo Mendonça, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do 8º período do Curso de Graduação em Medicina na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus Três Lagoas (2017-2023). Bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade). Membro da Liga Acadêmica de Anestesiologia e Dor (LAAD) da UFMS-CPTL.

Isabela Medeiros dos Anjos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do 8º período do Curso de Graduação em Medicina na instituição Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus Três Lagoas (2017-2023). Bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade) no período de 2019 a 2021. Membro da Liga Acadêmica de Anestesiologia e Dor (LAAD) da UFMS - CPTL.

Beatriz Maria Jorge, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2007). Especialista em Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- USP (2011). Mestra em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, bolsista CAPES (2014). Doutora em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (Bolsista CNPq). Desde 2011 participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Comunicação no Processo de Enfermagem - GEPECOPEn - liderado pela Profa. Isabel Amélia Costa Mendes. Exerceu a função de Enfermeira no Hospital Especializado de Ribeirão Preto no período de dez/2009 a fev/2012. Formada em inglês pela Eurocentres/ Brisbane- Australia, onde residiu em programa de intercâmbio de ago/ 2008 a junho/ 2009. Desenvolve projetos de pesquisa na área de Assistência de Enfermagem nas Eliminações Urinárias e Simulação em Enfermagem. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Comunicação em Enfermagem- SOBRACEn, desde julho de 2013. 

Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Enfermagem (Bacharelado e Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto / USP. Doutor em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / USP. Possuí experiência clínica na área de hemoterapia e especialização em gestão de banco de sangue pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Campo Grande, junto ao Instituto Integrado de Saúde / INISA. Colaborador da Câmara Técnica da Assistência á Saúde do Conselho Regional de Enfermagem (Coren / MS). Desenvolve projetos de pesquisa na área de saúde do adulto, hemoterapia, educação em enfermagem, simulação clínica e interprofissionalidade.

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Publicado

2025-01-23

Como Citar

Bueno, T. M. M., Mendonça, D. G., Anjos, I. M. dos, Jorge, B. M., & Almeida, R. G. dos S. (2025). Educação Interprofissional na visão dos docentes: revisão integrativa. Educação, 50(1), e6/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644470338