Diálogos entre Cultura, Educação de Surdos e Ensino de Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470229

Palavras-chave:

Ação Cultural, Surdez, Educação intercultural

Resumo

Os espaços de educação são formados por discentes oriundos de contextos sociais e culturais específicos, caracterizando esse locus de formação como plural. Os surdos, por exemplo, possuem uma cultura marcada por uma língua gestual-visual (língua de sinais) e, por isso, interagem de forma distinta com o mundo, possuem hábitos diferenciados e um histórico marcado por lutas pela conquista de seus direitos. Diante disso, este artigo objetiva elucidar acerca de como a compreensão da cultura impacta as ações pedagógicas e o ensino de ciências da natureza para surdos. Isso, através de um diálogo entre definições de cultura, educação de surdos e ensino de ciências da natureza, a partir de uma revisão bibliográfica, trazendo autores que fundamentam ideias importantes sobre esses temas (e.g. Paulo Freire, Newton Duarte). Ao cruzarmos diferentes perspectivas, somos conduzidos a conclusão de que as diferenças que estruturam os indivíduos demandam dos professores um olhar atento para as especificidades dos educandos, pois a compreensão do ser humano está vinculada ao entendimento de sua cultura. A partir disso, fomenta-se uma educação intercultural, à qual permite que os conhecimentos prévios dos estudantes se tornem material para a construção de novas ideias e percepções que as relacionam ao mundo, além de aproximá-los do que se estuda e do espaço escolar a partir de marcas de sua cultura expostas e valorizadas nesse ambiente.

Biografia do Autor

Kevin Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Química na área de Educação em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde desenvolve projetos relacionados ao ensino de química para surdos, semiótica, linguística da Libras e atuação do intérprete educacional. Foi bolsista do Programa de Incentivo ao Exercício da Docência na Educação Inclusiva - PIDEI, pelo Colégio de Aplicação João XXIII. Também, obteve o título de graduado em Química-Licenciatura pela Universidade Federal de Viçosa. Anteriormente, trabalhou com o ensino de Ciências/Química para estudantes surdos no projeto de extensão Surdo Cidadão, ministrando aulas em um ambiente bilíngue.

Ivoní Freitas Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora

Docente do Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2011. Possui Graduação em Química - Licenciatura e Bacharelado - pela Universidade Federal de Viçosa (1977), Mestrado em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e Doutorado em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é delegada representante do CRQ em juiz de fora do Conselho Regional de Química II região (MG) e professora Associada I da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Química: Produtos Naturais, Ensino de Ciências, História da Ciência e Ensino, Educação Inclusiva em Ciências, Ensino de Química, História da Química. 

Referências

ABDALLA, Maria de Fátima Barbosa; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri. Formação de Professores no Brasil e na América Latina na perspectiva da educação inclusiva. Revista Formação em Movimento, v. 2, n. 4, p. 575-596, 2020. Disponível em: < http://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/article/view/621>. Acesso em: abr. 2023.

ANDRADE, Tatiana Santos; SILVA, Erivanildo Lopes. Dialogismo e apropriação de aspectos enunciativos por meio da produção de contos na formação de Professoras de Química. Quím. nova esc., v. 43, n° 1, p. 62-73, FEVEREIRO 2021. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc43_1/QNESC_43-1_revista_baixa.pdf#page=62>. Acesso em: abr. 2023.

BANDEIRA, Adriana; VIDON, Luciano. Transculturalidade na cultura surda: uma proposta possível? Revista Diálogos, v. 8, n. 3, p. 61 - 73, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/10545. Acesso em: abr. 2023.

BENITE, Anna Maria Canavarro; BENITE, Claudio Roberto Machado; VILELA-RIBEIRO, Eveline Borges. Educação Inclusiva, ensino de Ciências e linguagem científica: possíveis relações. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 28, n. 51, 2015. Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/7687>. Acesso em: abr. 2023.

BLUM, Marília Cyrillo. “JEITINHO BRASILEIRO”: uma análise dos efeitos da colonização na criação de identidade brasileira e na concretização e naturalização de práticas corruptivas. Repositório PUC-SP, dez. 2021. Disponível em: <https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26325>. Acesso em: abr. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 5 de outubro de 1988. Diário Oficial da União, 5 de outubro de 1988, Seção 1, p. 1-32. Brasília, DF: Presidente da República. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: abr. 2023.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 2005, Seção 1, p. 28-29. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em: abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de abril de 2002. Seção 1, p. 23. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/cCivil_03/LEIS/2002/L10436.htm>. Acesso em: abr. 2023

BRASIL. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Diário Oficial da União, Brasília, 04 de agosto de 2021. Seção 1, p. 1. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.191-de-3-de-agosto-de-2021 336083749>. Acesso em: abr. 2023.

CAMPELLO, Ana Regina; REZENDE, Patrícia Luiza Ferreira. Em defesa da escola bilíngue para surdos: a história de lutas do movimento surdo brasileiro. Educar em Revista, Curitiba, n. 2, 2014. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/er/a/6KfHLbL5nN6MdTjjd3FLxpJ/?format=pdf&lang=pt >. Acesso em: abr. 2023.

CATÃO, Vinícius; PEREIRA, Kevin Lopes. Acessibilidade Linguística para um estudante surdo na disciplina de Química Fundamental do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Viçosa. Revista de Ciências Humanas, Viçosa, v.18, n.2, jul./dez., 2018. Disponível em: < https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/8702>. Acesso em: abr. 2023.

COELHO, Orquídea; CABRAL, Eduardo; GOMES, Maria do Céu. Formação de surdos: ao encontro da legitimidade perdida. Educação, Sociedade e Culturas, nº 22, 2004, 153-181. Disponível em: <https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/14483/2/81866.pdf>. Acesso em: abr. 2023.

CORNICK, Maria Angela C. Pallotta; SAVOIA, Mariângela Gentil. Psicologia social. 1ª ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1989.

CROMACK, Eliane Maria Polidoro da Costa. Identidade, cultura surda e produção de subjetividades e educação. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, 2004, n. 24. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/pcp/a/gwqgpPLXRVQWSfVVrLd8WsS/abstract/?lang=pt>. Acesso em: abr. 2023.

DUARTE, Newton. A individualidade para-si - contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. 1ª ed. Campinas: Autores Associados, 1993.

DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 1ª ed. Campinas: Autores Associados, 1996.

DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões. 1 ed. Campinas: autores associados, 2003.

DUARTE, Soraya Bianca Reis et al. Aspectos históricos e socioculturais da população surda. História, Ciências, Saúde, Rio de Janeiro, v.20, n.4, out.-dez, 2013. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/hcsm/a/QkzPkkNgwTzG69wJKDzN66p/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: abr. 2023.

EAGLETON, Terry, 1943. A ideia de cultura. Tradução de Sandra Castello Branco. 1ª ed. São Paulo: UNESP, 2005.

FERNANDES, Jomara Mendes et al. Experiência da elaboração de um sinalário ilustrado de química em libras. Experiências em ensino de ciências, v. 14, n. 3, p. 28-47, 2019. Disponível em: <https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/197>. Acesso em: abr. de 2023.

FERNANDES, Jomara Mendes; FREITAS-REIS, Ivoní de. Estratégia didática inclusiva a alunos surdos para o ensino dos conceitos de balanceamento de equações químicas e de estequiometria para o Ensino Médio. Química nova na escola, São Paulo, v. 39, n. 2, 2017. Disponível em: < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_2/11-EQF-08-16.pdf>. Acesso em: abr. 2023.

FERNANDES, Jomara Mendes; FREITAS-REIS, Ivoni; ARAÚJO NETO, Waldmir Nascimento. Uma revisão sistemática sobre semiótica, multimodalidade e ensino de ciências da natureza na educação do aluno surdo. Revista Educação e Linguagens, v. 9, n. 17, p. 400-432, 2020. Disponível em: < https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/6590>. Acesso em: abr. de 2023.

FLEURI, Reinaldo Matias. Educação intercultural e formação de professores. 1ª ed. João Pessoa: Editora do CCTA, 2018.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1981. 149 p.

FREIRE, Paulo. Conscientização e Alfabetização: uma nova visão do processo. Revista de Cultura da Universidade do Recife. Recife, n. 4; Abril-Junho, 1963.

FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

GESUELI, Zilda Maria. Lingua(gem) e identidade: a surdez em questão. Educ. Soc., vol. 27, n. 94, p. 277-292, jan./abr. 2006. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: abr. de 2023.

GILE, Daniel. Basic Concepts and Models for Interpreter and Translator Training: Revised edition. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2009.

KÉZIO, Gérison Fernandes Lopes. Oralismo, comunicação total e bilinguismo: propostas educacionais e o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita de surdos. Anais do 1º Colóquio Internacional de Letras. Org: TOLOMEI, Cristiane Navarrete et al., Bacabal - MA: Edufma, 2016. p. 166-180.

LOPES, Maura Corcini. A mediação material e sígnica no processo de integração de crianças surdas. In: SKLIAR, Carlos (Ed.), Educação & exclusão: Abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação. 5ª ed., 2006, p. 81-104.

LOPES, Maura Corcini; VEIGA-NETO, Alfredo. Acima de tudo, que a escola nos ensine: Em defesa da escola de surdos. ETD Educação Temática Digital, v. 19, n. 4, p. 691-704, 2017. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648637>. Acesso em: abr. 2023.

LYNN, Matthew A. et al. Successes and Challenges in Teaching Chemistry to Deaf and Hard-of-Hearing Students in the Time of COVID-19. Journal of Chemical Education, Washington, n. 97, 2020. Disponível em: < https://pubs.acs.org/doi/pdf/10.1021/acs.jchemed.0c00602>. Acesso em: abr. 2023.

MAIA, Graciele Kerlen Pereira. O Ensino de Ciências Sob o Olhar da Cultura Surda. Línguas & Letras: , [S. l.], v. 20, n. 48, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/23704. Acesso em: abr. 2023.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. 1ª ed. São Paulo: Abril Cultural (Coleção Os Pensadores), 1978.

MARX, Karl; ENGELS, Friederich. A Ideologia Alemã. Tradução do alemão por José Carlos Brunni e Marco Aurélio Nogueira.11ª ed. São Paulo: Hucitec. 1999.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Os (des)caminhos da identidade. RBCS, Vol. 15, nº 42, p. 7-21, fevereiro / 2000. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/YdhBGdVXmppChKMyNkKTLjh/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: abr. 2023.

OLIVEIRA, Walquíria Dutra de; BENITE, Anna Maria Canavarro. Estudos Sobre a Relação entre o Intérprete de LIBRAS e o Professor: Implicações para o Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte - MG, v. 15, n° 3, 2015. Disponível em: < https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4331>. Acesso em: abr. 2023.

PEREIRA, Kevin Lopes. A significação de conceitos químicos: estudo semiótico referente à ação coformadora do intérprete de libras em uma sala de aula com surdo. Dissertação (Mestrado em Química). Departamento de Química. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora. 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12343>. Acesso em: abr. 2023.

PEREIRA, Kevin Lopes; CATÃO, Vinícius. Reflexões sobre o “Novo Educador" frente a uma Educação Intercultural: em foco o professor de Química e os desafios postos pela inclusão educacional dos Surdos. In: FREITAS-REIS, Ivoní de; FERNANDES, Karine Gabrielle; DEROSSI, Ingrid Nunes (Org.). Discutindo o Ensino de Ciências da Natureza a partir da Formação de Professores, Inclusão e História da Ciência. Curitiba: Brazil Publishing, 1ªed., 2020, p. 13-25.

PEREIRA, Kevin Lopes; FREITAS-REIS, Ivoni. Discursos sobre o Papel do Tradutor-Intérprete Educacional de Libras/Português. Revista Brasileira de Educação Especial, São Paulo, v. 29, p. e0200, 2023. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0200 >. Acesso em: jan. 2024.

PEREIRA, Lidiane de L. S; BENITE, Claudio R. Machado; BENITE, Anna M. Canavarro. Aula de Química e Surdez: sobre Interações Pedagógicas Mediadas pela Visão. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 33, n. 1, 2011. Disponível em: < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_1/07-AF4510.pdf>. Acesso em: abr. 2023.

PERLIN, Gladis. Identidades surdas. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, v. 2000, p. 51-73, 1998.

PERLIN, Gladis. STROBEL, Karin. Fundamentos da Educação de Surdos. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006 Disponível em: https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/fundamentosDaEducacaoDeSurdos/assets/279/TEXTO_BASE-Fundamentos_Educ_Surdos.pdf. Acesso em: abr. 2023.

PIZANO, Gabriel; CATÃO, Vinícius; GOMES, Eduardo Andrade. Sinais-termo em libras: uma proposta terminológica para favorecer a apropriação de alguns conceitos da termodinâmica química. Scientia Naturalis, v. 3, n. 4, 2021. Disponível em : < https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/5798>. Acesso em: abr. 2023.

POLLOCK, J. Blue Poles. Jackson Pollock : Biography, Paintings, and Quotes. Disponível em: https://www.jackson-pollock.org/blue-poles.jsp. Acesso em: abr. 2023.

PRADO JUNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo. 1ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2011.

RAMOS, Arthur. Introdução à psicologia social. 4. ed. Santa Catarina: UFSC, 2003.

REGINA, Ana; CAMPELLO, Souza. Pedagogia Visual na Educação dos Surdos-mudos. Revista Espaço, p. 259-260, 2019.

RODRIGUES, Nelson. À sombra das chuteiras imortais. 1ª ed. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.

SANTOS, José Luiz dos. O que é Cultura? 12ª reimpr. da 16ª ed. de 1996. São Paulo: Brasiliense, 2006.

SANTOS, Rosalice Queiros; CUNHA, Débora Alfaia; MAGALHÃES, Wander Luiz Silva. Cultura surda na universidade: motivações de candidatas ouvintes para estudar Libras. Revista UFG, v. 21, 2021. Disponível em: < https://scholar.archive.org/work/mitssp77xfbwrcdohd6l64tghe/access/wayback/https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/download/70522/37815>. Acesso em: abr. 2023.

SAVIANI, Demeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 1997.

SILVA, Ellen Ferreira Almeida; ARAÚJO, Suyane Sena. Colonialidade e Modernidade: um Complexo Legado na Integração da América Latina. Cadernos Miroslav Milovic, v. 1, n. 1, p. 41-46, 2023. Disponível em: <http://miroslavmilovic.com.br/index.php/cadernos/article/view/14/12>. Acesso em: abr. 2023.

SILVA, Rosana de Paula Lavall; CAOVILLA, Maria Aparecida Lucca. A américa latina e os povos originários: sequelas da colonização. Revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas, Santo Ângelo, v. 18, n. 30, jan./abr. 2018. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/325063034_A_AMERICA_LATINA_E_OS_POVOS_ORIGINARIOS_SEQUELAS_DA_COLONIZACAO>. Acesso em: abr. 2023.

SOUSA, Sinval Fernandes de; SILVEIRA, Hélder Eterno da. Terminologias Químicas em Libras: A utilização de sinais na aprendizagem de alunos surdos. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 33, n. 1, 2011. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_1/06-PE6709.pdf>. Acesso em: abr. 2023.

SOUZA, Marcelo Henrique Marques de. O complexo de vira-lata e o vira-lata complexo. Revista de Estudos Transitivos do Contemporâneo. Edição 8, p. 1-11, 2013.

STREY, Marlene Neves. Gênero. In: JACQUES, Maria da Graça Corrêa; STREY, Marlene Neves; BERNARDES, Nara Maria Guazzelli; GUARESCHI, Pedrinho Arcides; CARLOS, Sérgio Antônio; FONSECA Tânia Mara Galli Fonseca (Orgs.). Psicologia social contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2002

STROBEL, Karin Lilian; FERNANDES, Sueli. Aspectos linguísticos da língua brasileira de sinais. 1. ed. Curitiba: SEED/SUED/DEE, 1998.

STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis : Ed. da UFSC, 2008.

VANNUCCHI, A. Cultura brasileira. 4º ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. 1ª ed., São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

2024-01-17

Como Citar

Pereira, K., & Reis, I. F. (2024). Diálogos entre Cultura, Educação de Surdos e Ensino de Ciências da Natureza. Educação, 49(1), e6/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644470229

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.