A criança tem direitos: Como eles se materializam na educação infantil?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470056

Palavras-chave:

Materiais pedagógicos, Educação e cuidado aos bebês, Direito à educação.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa concluída que teve como objetivo investigar a materialidade de creches públicas municipais de Campina Grande, na Paraíba. O foco deste artigo será o direito dos bebês e das professoras à disponibilidade de materiais pedagógicos diversificados, adequados à especificidade das crianças, em número suficiente para que todos/as tenham acesso às diferentes possibilidades educativas oriundas desse material no espaço do berçário. A pesquisa qualitativa e quantitativa foi realizada no ano de 2018 em duas creches públicas da cidade de Campina Grande, PB. Os materiais pedagógicos foram contados e catalogados. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professoras de berçários que trabalhavam nas instituições. As análises foram realizadas por meio dos pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin. As indagações: qual é a materialidade a que os bebês tem acesso nas instituições públicas? Quais são as fontes de aquisição desses materiais? O que são considerados materiais pedagógicos para os berçários? nortearam a investigação. Os resultados mostram que o estado tem contribuído com a materialidade das instituições embora, na perspectiva das docentes, ainda se faça necessário complementá-la.  Percebe-se a existência da parceria entre o estado e algumas instituições privadas nessa função. As instituições por sua vez, no sentido de complementar a materialidade disponibilizada pelos órgãos públicos tanto da esfera federal quanto da municipal, têm adotado estratégias junto à comunidade escolar e à sociedade de modo geral para aquisição de materiais pedagógicos, principalmente livros de literatura infantil.

Biografia do Autor

Maria das Graças Oliveira, Federal University of Campina Grande

Professora na Universidade Federal de Campina Grande, graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1991), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (2020). Tem experiência em docência na área de Educação com turmas de Educação Infantil e anos iniciais da Educação Básica. Desenvolve pesquisas com ênfase em Educação, nos seguintes temas: relação entre a família e a creche pública, docência com bebês na educação infantil, práticas pedagógicas no cotidiano da Educação Infantil e Estágio na Educação Infantil.

Yasmim Samily Menezes de Farias, Federal University of Campina Grande

Graduanda de Pedagogia pela UFCG desde o período 2017.1. É pesquisadora discente e já foi bolsista PIBIC/CNPq na pesquisa: Os materiais pedagógicos na educação e nos cuidados dos bebês nas creches públicas em 2017/2018. Foi monitora das disciplinas de Introdução à Filosofia, Ciências I na ed. Infantil e anos iniciais e Ciências II na ed. infantil e anos iniciais, nos períodos de 2018.1, 2018.2 e 2019.1. Tem publicações na área e interessa-se por educação infantil, didáticas, linguagens e estudos geográficos. 

Sara Lívia dos Santos Sousa, Federal University of Campina Grande

Graduanda de Pedagogia pela UFCG desde o período de 2017.1. É pesquisadora discente e voluntária da Educação Infantil pelo grupo GRÃO/CNPq. É integrante do grupo PET Pedagogia desde meados de 2018. Participou como colaboradora da pesquisa. Os materiais pedagógicos na educação e nos cuidados aos bebês nas creches públicas em 2017/2018. Ministrou minicurso de didática para bebês em 2020. Desenvolve em 2021 a pesquisa Revisão bibliográfica das pesquisas às práticas pedagógicas com bebês sob orientação da Profª Dra. Maria das Graças Oliveira. Tem publicações e interessa-se, principalmente, pelas áreas de didática, linguagens e educação infantil.

Referências

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Publicado

2023-05-03

Como Citar

Oliveira, M. das G., Farias, Y. S. M. de, & Sousa, S. L. dos S. (2023). A criança tem direitos: Como eles se materializam na educação infantil? . Educação, 48(1), e32/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644470056

Edição

Seção

Seção Especial – Infância Ibero-americana e Políticas Públicas Educacionais: direitos ameaçados e perspectivas futuras