Gestão de políticas universitárias inclusivas para migrantes e refugiados: Um estudo sobre o projeto Scholas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644469979Palavras-chave:
Gestão do Ensino Superior, Responsabilidade Social, Projeto Scholas, Migrantes e RefugiadosResumo
A pesquisa objetiva analisar como se dá a gestão dos processos de inclusão de migrantes nas universidades do Projeto Scholas. O Problema é: como se dá, no âmbito de Políticas de Gestão, a Inclusão de migrantes nas universidades do Projeto Scholas? A metodologia é de abordagem qualitativa. Caracteriza-se por ser um Estudo de Caso Múltiplo ao considerar o estudo de universidades ao redor do mundo, que participam do Projeto Scholas com migrantes. A coleta de dados comporta: revisão bibliográfica, análise documental, com busca nas plataformas como Scielo e Capes, e questionário enviado às universidades envolvidas na pesquisa. A análise dos dados considera a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). O Campo Empírico atende as universidades do Projeto Scholas que trabalham com refugiados. Os resultados confirmam que os migrantes carecem de atendimento às suas principais necessidades, por inclusão no contexto universitário, cultura da acolhida através do ensino do idioma e inclusão digital para o mundo do trabalho. As ações realizadas são recentes, não apresentando um atendimento global para as demandas destes atendidos. A gestão carece de planejamento específico. Propomos quatro eixos de políticas inclusivas: Política universitária inclusiva; A cultura da acolhida; Inclusão digital para o mundo do trabalho; A inclusão na vida universitária, além dos programas extensionistas. As considerações finais sugerem a criação de políticas com eixos universais para a inclusão e o exercício da cidadania dos migrantes e refugiados.
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