A volta às aulas presenciais em meio à Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644469939

Palavras-chave:

retorno às aulas presenciais, Pandemia Covid-19, universidades privadas

Resumo

O presente artigo é uma reflexão sobre a volta às aulas presenciais em 2022, após o período mais grave da pandemia, quando as referidas aulas foram interrompidas. Tem como pano de fundo a experiência do autor, Professor e Coordenador de um Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação em uma Universidade Privada. Para tanto, relembra o modo como as aulas presenciais foram interrompidas subitamente em 2020, bem como o processo de adaptação pelo qual professores, alunos e instituições universitárias passaram para dar conta da situação inusitada. Também busca compreender o espírito do tempo naquela ocasião. Apresentando, fundamentalmente, as declarações públicas de pensadores eminentes, como Giorgio Agamben e Slavoj Zizek. Para, então, relatar as experiências vividas pelo autor, supondo que tais vivências tenham sido compartilhadas, de uma forma ou de outra, por praticamente todos os envolvidos nos processos educacionais, mormente no setor privado. Para tanto, utiliza como método a construção compartilhada do conhecimento. Ao final, propõe pensar os desafios que a volta às aulas presenciais impõem, fundamentalmente, aos envolvidos nos processos educacionais nas universidades privadas.

Biografia do Autor

Fausto dos Santos Amaral Filho, Universidade Tuiuti do Paraná

Professor-pesquisador na Universidade Tuiuti do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. La invención de una pandemia. In: AGAMBEN, Giorgio et al. Sopa de Wuhan: Pensamiento contemporáneo en tiempos de pandemia. [S. I.]: Editorial ASPO, 2020a.

AGAMBEN, Giorgio. Reflexões sobre a Peste. São Paulo: Boitempo, 2020b.

ALVES, Rubem. Entre e a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

ARISTÓTELES. A Política. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 1991.

BERARDI, Franco “Bifo”. Crônica de la psicodeflación. In: AGAMBEN, Giorgio et al. Sopa de Wuhan: Pensamiento contemporáneo en tiempos de pandemia. [S. I.]: Editorial ASPO, 2020.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Petrópolis: Vozes, 2017.

HAN, Byung-Chul. La emergencia viral y el mundo de mañana. In: AGAMBEN, Giorgio et al. Sopa de Wuhan: Pensamiento contemporáneo en tiempos de pandemia. [S. I.]: Editorial ASPO, 2020.

HEIDEGGER, Martin. A coisa. In: HEIDEGGER, Martin. Ensaios e Conferências. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Campinas: Editora da Unicamp; Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

HERÁCLITO. Fragmentos. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1980.

KOSELLECK, Reinhart. Crítica e Crise: Uma contribuição à patogênese do mundo burguês. Rio de Janeiro: Contartempo, 1999.

MARKUS, Gabriel. El virus, el sistema letal y algunas pistas para después de la pandemia. In: AGAMBEN, Giorgio et al. Sopa de Wuhan: Pensamiento contemporáneo en tiempos de pandemia. [S. I.]: Editorial ASPO, 2020.

MASCARO, Alysson Leandro. Crise e Pandemia. São Paulo: Boitempo, 2020.

MORIN, Edgar. Rumo ao abismo?: Ensaio sobre o destino da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

OTONI, Pedro. Presente e Futuro: sete apontamentos. In: TOSTES, Anjuli; MELO FILHO, Hugo (orgs.). Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. Bauru: Canal 6, 2020.

PAPA FRANCESCO. Vida após a Pandemia. Città del Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2020.

PETIT, Santiago López. El coronavirus como declaración de guerra. In: AGAMBEN, Giorgio et al. Sopa de Wuhan: Pensamiento contemporáneo en tiempos de pandemia. [S. I.]: Editorial ASPO, 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

TEIXEIRA, Anísio. Educação e o Mundo Moderno. São Paulo: Ed. Nacional, 1977.

ZIZEK, Slavoj. Coronavirus es un golpe al capitalismo al estilo de ‘Kill Bill’ y podría conducir a la reinvención del comunismo. In: AGAMBEN, Giorgio et al. Sopa de Wuhan: Pensamiento contemporáneo en tiempos de pandemia. [S. I.]: Editorial ASPO, 2020a.

ZIZEK, Slavoj. Pandemia Covid-19 e a reinvenção do Comunismo. São Paulo: Boitempo, 2020b.

Downloads

Publicado

2024-01-31

Como Citar

Amaral Filho, F. dos S. (2024). A volta às aulas presenciais em meio à Pandemia. Educação, 49(1), e23/1–17. https://doi.org/10.5902/1984644469939