Políticas educacionais e a atuação das Organizações Sociais: uma análise acerca do Programa Alfabetização 360º na Perspectiva da Educação Integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644469497

Palavras-chave:

Educacional para a alfabetização, Organização Social, Relação público-privada na Educação

Resumo

O presente texto tem como objetivo compreender a configuração da proposta denominada de Alfabetização 360° na perspectiva da Educação Integral, oriunda da Organização Social Instituto Ayrton Senna, a fim de analisar sua atuação na Educação Básica pública brasileira. Trata-se do resultado de uma pesquisa qualitativa, exploratória, de caráter bibliográfica e de cunho documental, na qual fundamenta-se em uma concepção crítica e contextualizada, por meio de uma análise atrelada às questões econômicas, históricas e políticas. Os resultados desta elaboração evidenciaram que as Organizações Sociais (OS) atuam em concordância com as legislações aprovadas historicamente no Brasil, especialmente a partir da década de 1990. As referidas Organizações Sociais operam em regiões brasileiras de forma focalizadas e assumem a responsabilidade de formar estudantes alfabetizados, sob ideais de uma educação que se pauta na formação socioemocional para atuação resiliente do sujeito na sociedade de mercado, assegurando assim, a acumulação do capital e os preceitos hegemônicos.

Biografia do Autor

Lucilene Amarante, State University of Maringá

Professora da Rede Pública de Ensino de Sarandi – PR. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Maringá, PR – Brasil. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, PR, BRASIL. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/UEM).  E– mail  lucileneamarante@otmail.com

Paula Gonçalves Felício, State University of Maringá

Professora da Rede Privada de Maringá – PR. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Maringá, PR – Brasil. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/UEM). E–mail:  paulag_f@outlook.com

 

 

Jani Alves da Silva Moreira, State University of Maringá

Possui Doutorado (2012) em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Realizou estágio de doutoramento sanduíche financiado pela CAPES/PSDE, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tem Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), financiado pela CAPES, com estágio Pós-Doutoral na Universidad de Salamanca, na Espanha, financiado pela Fundação Araucária. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM, onde atua na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão em Educação orientando alunos no Mestrado e Doutorado. 

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Publicado

2023-08-22

Como Citar

Amarante, L., Felício, P. G. ., & Moreira, J. A. da S. . (2023). Políticas educacionais e a atuação das Organizações Sociais: uma análise acerca do Programa Alfabetização 360º na Perspectiva da Educação Integral. Educação, 48(1), e94/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644469497