Tecendo algumas razões para o uso da Insubordinação Criativa como Ação de Resistência pelo Campo da Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468467

Palavras-chave:

Educador matemático, formação inicial, conflitos, tensões.

Resumo

O propósito deste artigo é discutir a Insubordinação Criativa (IC) como ação de resistência pelo campo da Educação Matemática (EM), em especial na formação inicial do educador matemático. Para tal, procuramos responder a seguintes questão: Quais as razões e o papel do uso da IC como ação de resistência? Identifica-se historicamente na trajetória de consolidação do campo da EM alguns conflitos e tensões entre professores de Matemática e educadores matemáticos, advindos do reconhecimento e demarcação de um campo de formação e pesquisa. De modo que, esses conflitos e tensões desafiam o educador matemático a ter uma postura de resistência para defender seu campo profissional. E ainda que seja um campo relativamente novo têm se desenvolvido bastante, tanto no âmbito acadêmico da formação de educadores matemáticos como no âmbito científico das pesquisas. Dessa forma, entendemos que os conflitos e tensões, mesmo não sendo, mas, tão evidentes quanto no início da institucionalização da EM, ainda aparecem de forma explicita ou implicitamente nas relações profissionais e nas práticas pedagógicas. Tais comportamentos podem trazer prejuízo para a formação inicial do educador matemático, contribuindo com concepções de resistência às práticas da EM.  Nessa perspectiva, fizemos estudos bibliográficos quanto aos conceitos de IC e campo científico, bem como suas relações com ações de resistência na Educação. Como resultado apontamos que a IC poderá promover ações de resistência Subversivamente Responsável por uma  Educação justa e de qualidade. E indicamos essa discussão para fortalecer, reconhecer e legitimar o campo de formação de futuros educadores matemáticos.

 

Biografia do Autor

Wguineuma Pereira Avelino Cardoso, Federal University of Rio Grande do Norte

Professora de Matemática no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP-Kennedy/RN). Coordenadora de Estensão do IFESP. Mestra em Ensino de Matemática e Ciências, doutoranda no PPGECM/UFRN.

Liliane dos Santos Gutierre, Federal University of Rio Grande do Norte

Pós-doutora pela UNESP/Rio Claro/PPGE (2015). Possui Doutorado (2008) e Mestrado (2003) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN); possui graduação em Matemática Licenciatura Plena (1992) e Pedagogia (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora adjunto IV do Departamento de Matemática da UFRN, professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN (PPGECNM), líder do Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática da UFRN (GPEP), Coordenadora de Formação para Docentes da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN (PPG/UFRN). Foi diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do RN (SBEM-RN/gestão 2009-2012). Atuou como Professora da EAD/SEDIS/UFRN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, História da Matemática e Formação de Professores. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação Matemática do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy(2005-2006). Foi Coordenadora da Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) em Educação Matemática para o Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy ( IFESP) (2007-2008). (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2023-10-06

Como Citar

Cardoso, W. P. A., & Gutierre, L. dos S. (2023). Tecendo algumas razões para o uso da Insubordinação Criativa como Ação de Resistência pelo Campo da Educação Matemática. Educação, 48(1), e117/1–26. https://doi.org/10.5902/1984644468467