Formação docente universistária nas amazônias: decolonialidade e emanciapação dos povos indígenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468344

Palavras-chave:

formação docente e Universidade, povos indígenas, decolonialidade, Amazônias.

Resumo

O artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Duas questões centrais motivaram-nos a indagar: qual a importância da formação docente diante da pluriversidade amazônica na universidade? Como se enxerga o papel da decolonização no âmbito formativo em relação aos povos indígenas que estão na dinâmica universitária? Discorremos sobre os desafios multifatoriais neste cenário, suscitando, em tempos atuais, entendê-los como exercício de reflexão contínua, o que nos impõe uma leitura sempre crítica na investigação e problematização em torno da reflexibilidade docente diante da práxis formativa questionando os resquícios da colonização no contexto educativo universitário, intentando maior abertura à decolonização junto aos povos indígenas da Amazônia e como formadores amazônicos.

Biografia do Autor

Rita Floramar Fernandes Santos, Federal University of Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2002), graduação em Graduação em Pedagogia- Complementação de Habilitação pela Universidade Federal do Amazonas (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2008). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. É professora assistente da Universidade Federal do Amazonas.

Waldir Ferreira de Abreu, Federal University of Para

Pós-Doutor em Ciências da Educação - UC/Brasil-Espanha (2013), Doutor em Ciências Humanas e Educação pela PUC-Rio (2010), Mestre em Educação e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará (2002), fez Especialização em Educação Especial ( 1998 ) e Especialização em Serviço Social na Gestão das Políticas Sociais( 1999 ) pela Universidade Federal do Pará, possui graduação em Pedagogia ( 1993 ) e Licenciatura em Educação Especial ( 1996 ) pela Universidade do Estado do Pará / UEPA. Estudou Teologia no Instituto de Ciências Religiosas da Arquidiocese de Fortaleza / ICRE-FAFIFOR ( 1986 a 1989 ) e Filosofia na Universidade Federal do Pará/UFPA ( 1996 a 1999 ). Professor Associado III da Universidade Federal do Pará, Pesquisador Produtividade CNPq - PQ2, Coordenador/Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação -PPGED/ICED/UFPA (2020-2022/2022-2024).

Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel, Federal University of Amazonas

Possui graduação em Letras e Artes pela Universidade Federal do Pará (1972), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. 

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Publicado

2023-08-09

Como Citar

Santos, R. F. F., Abreu, W. F. de, & Weigel, V. A. C. de M. (2023). Formação docente universistária nas amazônias: decolonialidade e emanciapação dos povos indígenas. Educação, 48(1), e90/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644468344