Formação docente universistária nas amazônias: decolonialidade e emanciapação dos povos indígenas

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644468344

Mots-clés :

formação docente e Universidade, povos indígenas, decolonialidade, Amazônias.

Résumé

O artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Duas questões centrais motivaram-nos a indagar: qual a importância da formação docente diante da pluriversidade amazônica na universidade? Como se enxerga o papel da decolonização no âmbito formativo em relação aos povos indígenas que estão na dinâmica universitária? Discorremos sobre os desafios multifatoriais neste cenário, suscitando, em tempos atuais, entendê-los como exercício de reflexão contínua, o que nos impõe uma leitura sempre crítica na investigação e problematização em torno da reflexibilidade docente diante da práxis formativa questionando os resquícios da colonização no contexto educativo universitário, intentando maior abertura à decolonização junto aos povos indígenas da Amazônia e como formadores amazônicos.

Bibliographies de l'auteur-e

Rita Floramar Fernandes Santos, Federal University of Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2002), graduação em Graduação em Pedagogia- Complementação de Habilitação pela Universidade Federal do Amazonas (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2008). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. É professora assistente da Universidade Federal do Amazonas.

Waldir Ferreira de Abreu, Federal University of Para

Pós-Doutor em Ciências da Educação - UC/Brasil-Espanha (2013), Doutor em Ciências Humanas e Educação pela PUC-Rio (2010), Mestre em Educação e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará (2002), fez Especialização em Educação Especial ( 1998 ) e Especialização em Serviço Social na Gestão das Políticas Sociais( 1999 ) pela Universidade Federal do Pará, possui graduação em Pedagogia ( 1993 ) e Licenciatura em Educação Especial ( 1996 ) pela Universidade do Estado do Pará / UEPA. Estudou Teologia no Instituto de Ciências Religiosas da Arquidiocese de Fortaleza / ICRE-FAFIFOR ( 1986 a 1989 ) e Filosofia na Universidade Federal do Pará/UFPA ( 1996 a 1999 ). Professor Associado III da Universidade Federal do Pará, Pesquisador Produtividade CNPq - PQ2, Coordenador/Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação -PPGED/ICED/UFPA (2020-2022/2022-2024).

Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel, Federal University of Amazonas

Possui graduação em Letras e Artes pela Universidade Federal do Pará (1972), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. 

Références

ABREU, Waldir Ferreira de; OLIVEIRA, Damião Bezerra. Pedagogias decoloniais, decolonialidade e práticas formativas na Amazônia. Curitiba, CRV, 2021.

ANDRÉ, Marli. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos de 1990 e 2000. Formação Docente, 2009.

CEPAL – Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe. Relatório Síntese: Os povos Indígenas na América Latina – avanços na última década para a garantia de seus direitos. Nações Unidas, Chile, 2014.

FRAXE, Therezinha de Jesus Pinto; WITKOSKI, Antônio Carlos; MIGUEZ, Samia Feitosa. O Ser da Amazônia: identidade e invisibilidade. Cienc. Cult., v.61, nº3, 2009. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252009000300012. Acessado em: 29 de maio de 2021.

FREIRE, José Ribamar Bessa. Cinco ideias equivocadas sobre os índios. 2002. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/cinco_ideias_equivocadas_jose_ribamar.pdf. Acessado em: 25 de maio de 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GHEDIN, Evandro. Tendencias e dimensões da formação do professor na contemporaneidade. Londrina – PR, 2009.

GOMES, Mércio Pereira. Os índios e o Brasil: passado, presente e futuro. São Paulo: Contexto, 2012.

GOMES, Nilma. Educação e Diversidade etno-cultural. In: Diversidade na Educação: reflexões e experiências. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2003

GONÇALVES, Maria Alice Rezende. Políticas educacionais, ações afirmativas e diversidade. Crítica e Sociedade: revista de cultura política. v. 4, n.1,

Dossiê: Relações Raciais e Diversidade Cultural, jul. 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/criticasociedade/article/view/27017. Acessado em: 15 de junho de 2021.

ILÍADA, Iole. Aprofundar o conhecimento sobre a sociedade brasileira. In: VENTURI, Gustavo; BOKANY, Vilma (orgs.). Indígenas no Brasil: demandas dos povos e percepções da opinião pública. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2013.

LEDA, Manuela Corrêa. Teorias pós-coloniais e decoloniais para repensar a sociologia da modernidade. Temáticas, Campinas, 23, (45/46): 101-126, fev./dez. 2015. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/11103. Acessado em: 15 de junho de 2021.

LEMOS, Marcelo Rodrigues. Modernidade e Colonialidade: uma crítica ao discurso científico hegemônico. 1 ed. Curitiba: Appris, 2019.

LIMA, Antonio Carlos de Souza; Barroso-HOFFMANN, Maria (orgs.). Desafios para uma educação superior para os povos indígenas no Brasil: políticas públicas de ação afirmativa e direitos culturais diferenciados. Rio de Janeiro: Museu Nacional; UFRJ; Laced, 2007.

LIMA, Antonio Carlos de Souza; CASTILHO, Sérgio. Povos Indígenas, preconceito e ativismo político. In: VENTURI, Gustavo; BOKANY, Vilma (org.). Indígenas no Brasil: demandas dos povos e percepções da opinião pública. São Paulo: Editora Perseu Abramo, 2013.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

MARTINS, Paulo Henrique. Teoria Crítica da colonialidade. 1 ed. Rio de Janeiro: Ateliê de humanidades, 2019.

MEDEIROS, Marcos; ABREU, Waldir Ferreira de. Pedagogia decolonial e formação docente. In: ABREU, Waldir Ferreira de; OLIVEIRA, Damião Bezerra (orgs.). Pedagogias decoloniais, decolonialidade e práticas formativas na Amazônia. Curitiba, CRV, 2021.

MENESES, Maria Paula. Mundos locais, mundos globais? Desafios para outras leituras da diversidade do Sul. In: CABECINHAS, Rosa; CUNHA, Luís (orgs.). Comunicação intercultural: perspectivas, dilemas e desafios. Porto: Campo das Letras, 2008, p. 75-94.

MIGNOLO, Walter. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas Latino Americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autònoma de Buenos Aires, Argentina, setembro, 2005, p.117-142.

MOUJÁN, Inés; CARVALHO, Elson S. Silva; JÚNIOR, Dernival. Pedagogias de(s)coloniais: saberes e fazeres. Tocantins: Nuvem, 2020.

OLIVEIRA, José Alcimar de. IGARA, UKA, MAKIRA, IRÚMU: epistemologia e barbárie na Amazônia em sete ensaios irredentos. 2011. 218 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista: Belo Horizonte, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/02.pdf. Acessado em: 05 de janeiro de 2021.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2010.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas Latino Americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autònoma de Buenos Aires, Argentina, setembro, 2005, p.117-142.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. 2º ed. São Paulo: Pólen, 2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Descolonizar El Saber, Reinventar El Poder. Montevideo: Ediciones Trilce. 2010. Disponível em: http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/Descolonizar%20el%20saber_final %20-%20C%C3%B3pia.pdf. Acessado em: 25 de junho de 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O Fórum Social Mundial: Manual de uso. Porto: Afrontamento, 2005.

SANTOS, Boaventura de Sousa; FILHO, Naomar de Almeida. A Universidade no século XXI: para uma universidade nova. Coimbra: Almedina. 2008.

SANTOS, Boaventura. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 15 ed. Petrópolis, RJ; Vozes, 2014.

SMITH, Linda Tuhiwai. Descolonizando metodologias: pesquisa e povos indígenas. Curitiba: Ed. UFPR, 2018.

SPYER, Tereza; LEROY, Henrique Rodrigues; NAME, Leo. Zulma Palermo: a opção decolonial como lugar-outro de pensamento. Revista Epistemologias do Sul, v. 3, n. 2, p. 44-56, 2019. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/view/2466. Acessado em: 05 de janeiro de 2021.

VENTURI, Gustavo; BOKANY, Vilma (orgs.). Indígenas no Brasil: demandas dos povos e percepções da opinião pública. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2013.

WALLERSTEIN, Immanuel. Ler Fanon no século XXI. Revista Crítica de Ciências Sociais, 2008. Disponível em: https://journals.openedition.org/rccs/611. Acessado em: 25 de junho de 2021.

Publié-e

2023-08-09

Comment citer

Santos, R. F. F., Abreu, W. F. de, & Weigel, V. A. C. de M. (2023). Formação docente universistária nas amazônias: decolonialidade e emanciapação dos povos indígenas. Educação, 48(1), e90/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644468344

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s