Implementação de um projeto educacional envolvendo africanidades: proposta pedagógica e aplicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468085

Palavras-chave:

Africanidades, Educação comunitária, Recôncavo da Bahia.

Resumo

O presente trabalho relata e analisa as etapas de implementação de um projeto educacional original baseado em temas da africanidade. Os princípios pedagógicos de horizontalidade, legitimidade e complementaridade são introduzidos e discutidos. O projeto tem como objetivos recuperar, atualizar e difundir aspectos históricos, culturais e linguísticos das matrizes africanas diretamente relacionadas aos povos afrodescendentes do Recôncavo da Bahia e de outras localidades brasileiras. Tal iniciativa foi motivada por pesquisas de campo em território africano, durante as quais foi registrada e coletada expressiva quantidade de material atualizado, relevante e de interesse das comunidades afro-brasileiras em geral, a respeito da vida social e cultural nas regiões africanas visitadas. A metodologia de aplicação de cursos relativos a essas temáticas e abertos à comunidade é apresentada e desenvolvida. Diante do ineditismo do projeto, questões e dúvidas são levantadas e respondidas. O projeto foi bem acolhido pela comunidade e as razões para esse resultado positivo são discutidas.

Biografia do Autor

Fábio Leão Figueiredo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT, Santo Amaro)

Pós-Doutorado no IRCAM (Paris) e no Depto. de Música da USP. Doutor em acústica musical pela Université Paris VI (Sorbonne). Concluiu mestrado em Musicologia - USP. Em Etnomusicologia, realizou pesquisas de campo no Brasil e no Benim. Trabalhou no Projeto Guri (organização governamental sócio-cultural com a finalidade de promover a inclusão social de crianças e adolescentes através da música). Atualmente é professor-pesquisador (adjunto) em musicologia interdisciplinar na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, onde criou o Projeto Afrikekerê, que trabalha com as relações culturais entre a população afro-brasileira do Recôncavo e algumas de suas matrizes africanas do atual Benim.

Referências

ANDRADE, Oswald de. Manifesto antropófago e outros textos. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

CAPONE, Stefania. A busca da África no candomblé: tradição e poder no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2018.

FRAGA, Walter. Encruzilhadas da liberdade: histórias de escravos e libertos na Bahia (1870-1910). 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio; GADOTTI, Moacir. Pedagogia: diálogo e conflito. São Paulo: Cortez, 1986.

FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano; MAZA, Débora. Na escola que fazemos: uma reflexão interdisciplinar em educação popular. Petrópolis: Vozes, 1990.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. A África ensinando a gente: Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

LIMA, Vivaldo da Costa. A família de santo nos candomblés jejes-nagôs da Bahia: um estudo de relações intragrupais. 2. ed. Salvador: Corrupio, 2003.

MACHADO, Carlos; LORAS, Alexandra. Gênios da Humanidade: ciência, tecnologia e inovação africana e afrodescendente. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 2017.

MUNANGA, Kabengele. Kabengele Munanga fala sobre História da Diáspora Africana. Memória EBC, Brasília, out. 2012. Disponível em: https://memoria.ebc.com.br/educacao/2012/10/kabengele-munanga-fala-sobre-historia-da-diaspora-africana. Acesso em: 25 jul. 2021.

OMIDIRE, Felix. Akogbadun: abc da língua, cultura e civilização iorubanas. Salvador: EDUFBA: CEAO, 2004.

PARÉS, Luis Nicolau. A formação do Candomblé: história e ritual da nação Jeje na Bahia. 2. ed. Campinas: Unicamp, 2007.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? 1. ed. Belo Horizonte: Letramento, 2017.

SILVA, Alberto da Costa e. Descendentes precisam saber que história da África é tão bonita quanto a da Grécia. BBC News, nov. 2015. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151120_entrevista_historiador_fe_ab. Acesso em: 25 jul. 2021.

VATIN, Xavier. Memórias afro-atlânticas: as gravações de Lorenzo Turner na Bahia em 1940 e 41. Salvador, 2017.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Figueiredo, F. L. (2022). Implementação de um projeto educacional envolvendo africanidades: proposta pedagógica e aplicação. Educação, 47(1), e114/1–18. https://doi.org/10.5902/1984644468085

Edição

Seção

Dossiê: Educação das Relações Étnico-Raciais e a Améfrica Ladina