A política de assistência estudantil no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) durante a pandemia de Covid-19 no ano de 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644467408

Palavras-chave:

Programa Nacional de Assistência Estudantil, pandemia, orçamento

Resumo

No Instituto Federal de Rondônia, a adoção de tecnologias da informação e da comunicação como meio para a oferta das aulas, no contexto da pandemia de COVID-19, tornou mais evidente as desigualdades de classe, dificultando a permanência dos estudantes que possuem pouco ou nenhum acesso às tecnologias. Neste artigo, objetivamos analisar as políticas de assistência estudantil executadas pelo IFRO – Campus Porto Velho Calama, no ano de 2020. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se avaliar (1) se houve aumento de investimentos e de distribuição de recursos para a assistência em função da pandemia de COVID-19; (2) se o programa tem sido desenvolvido de maneira articulada às atividades de ensino, pesquisa e extensão; (3) se, em 2020, houve redução dos índices de retenção e evasão escolar/acadêmica em relação ao ano de 2019. O estudo foi desenvolvido em abordagem quantitativa, com base na estatística descritiva. Os dados foram obtidos junto à Coordenação de Orçamento e Finanças e à consulta de processos no Sistema Eletrônico de Informações da unidade. As informações foram analisadas por meio do software XLSTAT 2020 e apresentadas em tabelas e gráficos. Os resultados indicaram que o IFRO executa o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) em conformidade ao estabelecido no Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, tendo aplicado nas ações de assistência estudantil, em 2020, o total de R$1.140.826,93, 43,38% a mais que em 2019, contribuindo, desse modo, para a permanência e êxito escolar de 1013 alunos.

Biografia do Autor

Lívia Catarina Matoso dos Santos Telles, Federal University of Rondônia

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (MEPE/UNIR). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (MEPE) da Universidade Federal de Rondônia (2017). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2009) com especialização Lato Sensu em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (2010). É Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Porto Velho Calama, atuando na Orientação Educacional. É Coordenadora do NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especificas) do IFRO Campus Porto Velho Calama. Pesquisa as temáticas de Formação de professores, Educação Sexual, Sexualidade, Educação Inclusiva e Educação Especial. Membro do Grupo de Pesquisa GPDIN (Grupo de Pesquisa em Diversidades, Acessibilidade e Educação Inclusiva) - do IFRO.

Iranira Geminiano de Melo, Federal University of Rondônia

Graduação em Educação Física (2005) e em Ciências Sociais (2015) pela Universidade Federal de Rondônia. Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Cândido Mendes (2007), e em Saúde da Família (na Modalidade Residência Multiprofissional) pela Universidade Federal de Rondônia (2010). Mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2014). Doutorado em Educação Profissional, em andamento pela Universidade Federal de Rondônia. Docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Xênia de Castro Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, RO

Possui doutorado em Geografia (UFPR), Mestrado em História (USP), Graduação em História (UNIR). É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia e do programa de Mestrado em Rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). No momento atua também como chefe do Departamento de Pesquisa do IFRO - Campus Porto Velho Calama e como líder do Núcleo de Estudos Históricos e Literários do IFRO (NEHLI/IFRO).

João Guilherme Rodrigues Mendonça, Federal University of Rondônia

Pós-doutor em Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP); Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciência e Letras de Araraquara (UNESP). Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Especialista em Gestão Escolar e Psicomotricidade. Graduado em Educação Física e Psicologia. Atua há mais de 30 anos no Ensino Superior na Universidade Federal de Rondônia em atividades ligadas à docência nos Cursos de Graduação em Educação Física, Educação Especial, Psicologia e Pedagogia. Atualmente é docente no Mestrado e Doutorado Profissional em Educação Escolar e no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil/UNIR. Membro do GRUPO EDUCA - Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância, Membro do Grupo de Estudos do Desenvolvimento e da Cultura Corporal - UNIR e do Núcleo de Estudos da Sexualidade (NUSEX) - UNESP.

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Publicado

2023-06-22

Como Citar

Telles, L. C. M. dos S., Melo, I. G. de, Barbosa, X. de C., & Mendonça, J. G. R. (2023). A política de assistência estudantil no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) durante a pandemia de Covid-19 no ano de 2020. Educação, 48(1), e60/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644467408