Aprendizagem da Matemática e da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais sob a ótica de Piaget

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644467381

Palavras-chave:

Piaget, Construtivismo, Anos iniciais

Resumo

O presente estudo objetivou conhecer as etapas do desenvolvimento cognitivo das crianças sob a ótica de Piaget com vistas a compreender o aprendizado da Matemática e da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica que tratou da construção do conhecimento na teoria piagetiana e dos estádios de desenvolvimento, bem como da implicância dessa teoria no aprendizado da Matemática e da Leitura e Escrita. Constatou-se que os estádios devem ser considerados como as estruturas mentais construídas que não possuem cronologia fixa e que cada indivíduo possui características e estruturas específicas. Essas estruturas possibilitam o conhecimento, que é construído através do contato com o meio. O aprendizado da Matemática e da Língua Portuguesa está relacionado às manipulações e interações que partam de objetos ou situações concretas, além das interações sociais em sala de aula, na qual o aluno deve ser o centro do processo ensino-aprendizagem. Concluiu-se que conhecer os estádios é fundamental para compreender como a construção do conhecimento acontece, dando foco ao aluno de forma a estimulá-lo e suscitar “desequilíbrios” que o levem à busca pela equilibração.

Biografia do Autor

Beatriz Sievert, Federal University Foundation of Rio Grande

Profa. formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Camila Borges Ribeiro, Federal University Foundation of Rio Grande

Profa Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atua nos Cursos de Educação Física e Pedagogia Presencial e UAB.

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Publicado

2023-06-27

Como Citar

Sievert, B., & Ribeiro, C. B. (2023). Aprendizagem da Matemática e da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais sob a ótica de Piaget. Educação, 48(1), e65/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644467381