O Tempo Integral na Educação Carioca: Das “Escolas do Amanhã” ao Turno Único

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644467188

Palavras-chave:

Tempo Integral, Turno Único, Escolas do Amanhã

Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão sobre a Educação em Tempo Integral no município do Rio de Janeiro, tendo como foco o Programa Escolas do Amanhã (2009) e o Turno Único (2010). Com base nos resultados da pesquisa realizada na XXXX[1] de 2019 ao início de 2021, a partir de uma análise da implementação dessas experiências, ressalta as mudanças paradigmáticas ocorridas em seus moldes, currículos e objetivos. De cunho qualitativo, este texto ancora-se em documentos legais da rede municipal e de outras esferas. Além disso, busca dialogar com os principais teóricos das temáticas: Educação Integral e Educação em Tempo Integral. Diante da análise realizada, foi possível perceber que o Turno Único se apresenta como uma nova perspectiva de educação em tempo integral no município do Rio de Janeiro, se diferenciando de outras, ao apresentar uma visão universalista, enquanto as anteriores apresentavam uma visão mais focalizadora e restrita a determinados grupos. Apesar de percebermos alguns aspectos a serem aperfeiçoados, apontamos para outros aspectos que fortalecem, e firmam o Turno Único como uma política de Estado. Dessa forma, consideramos que a educação em tempo integral no solo carioca, tem se expandido e, apesar de não ter alcançado a universalização no tempo previsto, apresenta indícios de que esse objetivo será alcançado em breve.

Biografia do Autor

Rosângela Cristina Rocha Passos Felix, Federal University of the State of Rio de Janeiro

Rosângela C. R. Passos Felix

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- Unirio.

Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação –Pogefe/ Unirio

Pesquisadora do grupo Núcleo de Estudos: Tempos, Espaços e Educação Integral - Neephi/Unirio

Especialista em Gestão Escolar e Pedagógica/UNIABEU e Graduada em Pedagogia pela mesma Instituição.

Professora da Rede Municipal do Rio de Janeiro.

Orientadora Pedagógica no Município de Belford Roxo

Elisangela da Silva Bernado, Federal University of the State of Rio de Janeiro

Elisangela da Silva Bernado

Coordenadora de Gestão 2 no Curso de Pedagogia/CEDERJ

Professora Associada de Gestão Educacional no Curso de Pedagogia

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCHS

Escola de Educação - EE

Pós-Doutora em Educação pela UFRJ.

Doutora e Mestre em Educação pela PUC-Rio,

Pedagoga pela UNIRIO.

Líder do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e

Financiamento em Educação (POGEFE).

Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ (2015-2018 e 2018-2021).

Vice-diretora da ANPAE/RJ

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Publicado

2023-06-22

Como Citar

Felix, R. C. R. P., & Bernado, E. da S. (2023). O Tempo Integral na Educação Carioca: Das “Escolas do Amanhã” ao Turno Único. Educação, 48(1), e63/1–26. https://doi.org/10.5902/1984644467188