Racionalidades e epistemologias da prática: reflexões teóricas e metodológicas na/para compreensão das práticas da docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644467095

Palavras-chave:

pedagógica e docente., Racionalidades, Epistemologias, Práticas educativa

Resumo

As práticas educativas têm se configurado como objeto de estudo de pesquisadores educacionais e como tema de diálogos permanentes nos espaços formativos, oportunizando saberes multidimensionais mobilizados por reflexões sobre as intencionalidades dessas ações no campo educativo. Objetivamos discutir sobre as racionalidades e epistemologias da Educação que colaboram para a compreensão das práticas da docência, mediadas pelos pressupostos teóricos e metodológicos que subjazem o desenvolvimento da docência nos diferentes campos que as constituem. Partimos do pressuposto de que os estudos sobre a racionalidade e as epistemologias em Educação colaboram para a compreensão das práticas da docência se configurando como unidades teóricas que alicerçam o saber/fazer prático no contexto da ação educativa e estes ao serem (re)elaborados no processo da reflexão/ação permanente do ensinar e aprender favorecem a construção de saberes múltiplos desencadeando melhorias na qualidade do trabalho docente. Este estudo é um artigo teórico que se originou dos debates reflexivos na disciplina de Prática Educativa do doutorado em Educação. As discussões tecidas no campo teórico-reflexivo no contexto educativo sobre a racionalidade e as epistemologias tornam-se temáticas imprescíndíveis para aprofundarmos e refletirmos acerca das necessidades formativas de professores, sobre os saberes, práticas e profissionalidade docente, haja vista que estes conhecimentos estão subjcentes ao campo de estudo desta pesquisa. Portanto, o compartilhamento de saberes nos momentos dialógicos sobre a prática educativa, ancorados nos estudos teóricos, evidenciaram reflexões permanentes sobre os processos formativos e a ação docente favorecendo a ressignificação de saberes teóricos em relação às racionalidades e às epistemologias da prática.

Biografia do Autor

Tiago Pereira Gomes, Federal University of Amazonas

Doutorando em Educação pela Univerisdade Federal do Piauí. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Docente da Universidade Federal do Amazonas/ Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia. Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo

Neide Cavalcante Guedes, Federal University of Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Líder do Nucleo de Estudo em Gestão, Currículo e Avaliação de Políticas Públicas Educacionais

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Publicado

2023-06-15

Como Citar

Gomes, T. P., & Guedes, N. C. (2023). Racionalidades e epistemologias da prática: reflexões teóricas e metodológicas na/para compreensão das práticas da docência. Educação, 48(1), e55/1–29. https://doi.org/10.5902/1984644467095