Racionalidades e epistemologias da prática: reflexões teóricas e metodológicas na/para compreensão das práticas da docência
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644467095Palavras-chave:
pedagógica e docente., Racionalidades, Epistemologias, Práticas educativaResumo
As práticas educativas têm se configurado como objeto de estudo de pesquisadores educacionais e como tema de diálogos permanentes nos espaços formativos, oportunizando saberes multidimensionais mobilizados por reflexões sobre as intencionalidades dessas ações no campo educativo. Objetivamos discutir sobre as racionalidades e epistemologias da Educação que colaboram para a compreensão das práticas da docência, mediadas pelos pressupostos teóricos e metodológicos que subjazem o desenvolvimento da docência nos diferentes campos que as constituem. Partimos do pressuposto de que os estudos sobre a racionalidade e as epistemologias em Educação colaboram para a compreensão das práticas da docência se configurando como unidades teóricas que alicerçam o saber/fazer prático no contexto da ação educativa e estes ao serem (re)elaborados no processo da reflexão/ação permanente do ensinar e aprender favorecem a construção de saberes múltiplos desencadeando melhorias na qualidade do trabalho docente. Este estudo é um artigo teórico que se originou dos debates reflexivos na disciplina de Prática Educativa do doutorado em Educação. As discussões tecidas no campo teórico-reflexivo no contexto educativo sobre a racionalidade e as epistemologias tornam-se temáticas imprescíndíveis para aprofundarmos e refletirmos acerca das necessidades formativas de professores, sobre os saberes, práticas e profissionalidade docente, haja vista que estes conhecimentos estão subjcentes ao campo de estudo desta pesquisa. Portanto, o compartilhamento de saberes nos momentos dialógicos sobre a prática educativa, ancorados nos estudos teóricos, evidenciaram reflexões permanentes sobre os processos formativos e a ação docente favorecendo a ressignificação de saberes teóricos em relação às racionalidades e às epistemologias da prática.
Referências
ALARCÃO, Isabel. Formação Continuada como instrumento de profissionalização docente. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro.. Caminhos da profissionalização do Magistério. Campinas, SP: Papirus, 1998.
ARAGÃO, Lúcia Maria de Carvalho. Razão Comunicativa e teoria social crítica em Jürgen Habermas. Rio de Janeiro. Tempo Brasileiro. 1992.
CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Teoria critica de la enseñanza: la investigación-accion en la formación des profesorado. Barcelona: Martinez Roca, 1998.
CONTRERAS, José. La autonomia del profesorado. Madrid: Moreto, 1997.
GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GIROUX, Henry. Teoria crítica e resistência em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986.
GOMES, José Vitor Lemes; MAGALHÃES, Raul Francisco. MAX WEBER E A RACIONALIDADE: Religião, Política e Ciência. Revista Teoria e Cultura- Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – UFJF. Juiz de Fora. V.3, n. 1/2 p. 79-92. jan./dez.2008. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/TeoriaeCultura/article/view/12128 . Acesso em 27 mar. 2021.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se a mudança
e a incerteza. Tradução Silvana Cobucci Leite. 9. Ed. São Paulo Cortez, 2011.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Continuada de Professores. Tradução Juliana
dos Santos Padilha Porto Alegre: Artmed, 2010.
HABERMAS, Jürgen. (1987a). The theory of communicative action. Vol 2. Lifeworld and sistem: A critique of functionalist reason. Boston, Beacon Press.
HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. São Paulo: Centauro, 2000.
JAPIASSU, Hilton. Introdução ao Pensamento Epistemológico.7.ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1992.
LIMA, Maria Divina Ferreira; MORAIS, Joelson de Sousa. A temporalidade da experiência na docência à luz da pesquisa narrativa: contributos do ciclo de vida profissional de professores. Revista Linguagens, Educação e Sociedade. Teresina, Ano 25, n. 45, mai./ago. 2020. Disponível em: https://ojs.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/10977. DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i45.10977
MARIANO DA ROSA, Luís Carlos. O sistema educacional e a racionalização burocrática entre a tipologia das ações humanas e a teoria da dominação de Weber. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, n. 14, 31 out. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/9883
MEURER, Ane Carine; CANCIAN, Viviane Ache. Epistemologias do educar e práticas pedagógicas: reflexões docentes.In: Congresso Internacional em Educação: educação e sociedade: perspectivas educacionais do século XXI, 2006, Santa Maria - RS. Santa Maria - RS: UNIFRA, 2006. p. 01-08. Disponível em: http://www.unifra.br/eventos/jornadaeducacao2006/2006/pdf/artigos/pedagogia/ Acesso em: 17 abril. 2021.
MONTEIRO, Silas Borges. Epistemologia da prática: professor reflexivo e a pesquisa colaborativa. In: PIMENTA. Selma Garrido.; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. [s.l.: s.ed.], 2002.
MORAES, Sílvia Elizabeth. Habermas e a ação comunicativa. In: Machado Cunha.
Linguagem conhecimento, ação. São Paulo: Escrituras, 2003.
NÓVOA, Antônio. (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992.
NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote Instituto de Formação Profissional, 1995.
NÓVOA, Antônio. Profissão: professor. 2. ed. Portugal: Porto, 1999.
PIMENTA, Selma. Garrido. Formação de professores: identidade, saberes e docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTA, Selma. Garrido O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SILVA, Marilda da. Complexidade da formação de professores: saberes teóricos e saberes práticos [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 17, n. 32, p. 13-31, jan./abr. 2011.
STENHOUSE, Lawrence. An introduction to curriculum research and development. London: Heinemann, 1975.
SCHÖN, Donald. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução Roberto Cataldo Costa. São Paulo: Artes Médicas, 2000.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (org). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação de professores. São Paulo: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Revista da Teoria e Educação, n. 4, p. 215-253. Porto Alegre: Pannonica, 1991.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente. Petrópolis-RJ: Vozes, 2005.
TARDIF, Maurice; GAUTHIER, Clermont. O professor como ator racional: que racionalidade? Que julgamento? In: PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2. ed. Tradução Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2001.
THERRIEN, Jacques. Os Saberes da Racionalidade Pedagógica na Sociedade Contemporânea. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 67 81, mar. 2007. ISSN 1983-7771. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/75 . Acesso em: 27 mar. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.18224/educ.v9i1.75.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. Tradução de Luiz Fernando Cardoso. 2. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. 454 p.
WEBER, Max. “Rejeições religiosas do mundo e suas direções”. In: TRAGTENBERG, Maurício (org.). Textos Selecionados / Max Weber. São Paulo: Abril Cultural, 1980.p. 239-268.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação (UFSM)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________