Afirmação trágica e pedagogia da escolha na animação Soul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644466933

Palavras-chave:

Interpretação fílmica, Filosofia trágica, Pedagogia da escolha.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar, por meio de uma leitura hermenêutica, a animação Soul, de Pete Docter. Para tanto, propomos duas dimensões de análise: uma mais filosófica e outra mais especificamente pedagógica. Na primeira, investigamos como o enredo do filme se contrapõe ao imaginário individualista e produtivista da contemporaneidade ao propor uma afirmação do viver destituída de justificativas grandiosas, absolutas – em outras palavras, uma afirmação trágica, como a concebem os filósofos Friedrich Nietzsche e Clément Rosset, a quem recorreremos a fim de sustentar a argumentação. A seguir, interessa-nos também observar como a relação pedagógica travada pelos protagonistas da história a partir dessa perspectiva trágica traz à luz a potência dos encontros fortuitos em Educação, colocando em cena as noções de experiência e de escolha.

 

Biografia do Autor

Rogério de Almeida, Universidade de São Paulo

Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Coordena o Lab_Arte (Laboratório Experimental de Arte-Educação & Cultura) e o GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura). É Editor Colaborador da Revista Machado de Assis em Linha e atuou como Editor da Revista Educação e Pesquisa (FEUSP) (2017-2021). Presidiu a Comissão de Cultura e Extensão da FEUSP (2016-2020) e foi Representante da Congregação no Conselho Universitário da USP (2018-2020). Bacharel em Letras (1997), Doutor em Educação (2005) e Livre-Docente em Cultura e Educação, todos os títulos pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutoramento na Universidade do Minho (2016). Trabalha com temas ligados a Cinema, Literatura, Filosofia Trágica e Imaginário.

Luiz Antonio Callegari Coppi, Universidade de São Paulo

Formado em Letras, com bacharelado em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP em 2012. A partir de 2013, na Faculdade de Educação da mesma Universidade de São Paulo, desenvolveu projeto de pesquisa de Mestrado investigando as relações entre o riso e o pensamento a partir da perspectiva trágica de matriz nietzschiana, projeto este concluído em 2016. Em 2017 ingressou no programa de Doutorado da mesma instituição com projeto sobre a incerteza na educação, concluído em 2021.

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Publicado

2023-06-15

Como Citar

Almeida, R. de, & Coppi, L. A. C. (2023). Afirmação trágica e pedagogia da escolha na animação Soul. Educação, 48(1), e56/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644466933