Em defesa de uma educação jurídica humanista para além de um ocasionalismo prático nos processos educativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644466115

Palavras-chave:

Humanismo, Ensino Jurídico, Educação Democrática

Resumo

Partindo-se da verificabilidade de que a formação propagada pelos cursos de Direito não favorecem uma preparação humanística sólida, já que seus currículos estão ainda muito arraigados aos ideais conservadores do positivismo clássico, objetivou-se no estudo em comento realizar uma análise em torno de como os currículos se originaram, buscando, para respaldar  a análise, estabelecer como ponto de partida a tradição romana e sua arqueologia do saber jurídico, para, em seguida, adentrar nas reflexões em torno da ciência e da técnica na modernidade, desnudando aspectos valiosos a fim de se (re)pensar uma pauta humanista nessa seara. Como opção teórico-metodológica, adotou-se a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura. Assim, após todas as questões apresentadas e, tomando por base pensadores como  Paulo Freire, Walter Benjamin, Hannah Arendt, John Rawls, Jürgen  Habermas, dentre outros, ficou evidente a necessidade concreta de um modelo de educação jurídica que possa romper com a configuração socioeducacional atual e que seja capaz de assegurar a junção equilibrada entre o Humanismo, a Ciência, a Técnica, as Artes e, sobretudo, que seja apto a minimizar os flagelos ainda gritantes na segunda década deste século. 

Biografia do Autor

Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Federal University of Alagoas

Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas, lotada no Campus Arapiraca Sede e no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE/CEDU, atuando ainda como instrutora do PROFORD/UFAL, como Relatora do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas, sendo integrante do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional - GAE do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/CNPq).

Edna Cristina Prado, Federal University of Alagoas

Pós-doutora em Educação (IE/UL), Doutora em Educação (UNESP). Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.

Inalda Maria Santos, Federal University of Alagoas

Pós-Doutora em Educação (UFPE), Doutora em Educação (UFPE). Professora associada do Centro de Educação/ Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional - GAE.

Givanildo Silva, Federal University of Alagoas

Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões. 

Referências

ARENDT, Hannah. Homens em tempos sombrios. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

ARENDT, Hannah. As origens do totalitarismo: antissemitismo, imperialismo, totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

ARENDT, Hannah. A dignidade da política: ensaios e conferências. Trad. Antonio Abranches. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1993.

ARENDT, Hannah. A vida do espírito: o pensar, o querer, o julgar. Trad. Antonio Abranches. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1995.

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Trad. José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

ARENDT,Hannah. A condição humana. 10. ed. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

ARENDT, Hanah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2003.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: Obras escolhidas. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Ed. Brasiliense, v. 1, 1983.

BEVILAQUA,Clóvis.Especialização da cultura de cada povo dirigente: significação do Direito Romano como elemento cultural. Estudos Jurídicos. Rio de Janeiro, 1916.

CINTRA,Geraldo Ulhoa. Carta de Nascimento do “jus civile”. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1967.

FREIRE, Paulo.A Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE,Paulo. Pedagogia da esperança. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

GUANDALINI, Walter. Perspectivas da Tradição Romanística: passado e futuro do Direito Romano. Santa Catarina: Revista Sequência: Publicação do programa de pós graduação em direito da UFSC. v. 36, n. 70, 2015.

HABERMAS, Jurgen. Técnica e ciência como ideologia. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1968.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Trad. Márcia de Sá Cavalcanti. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Tradução de Maria Júlia Goldwasser. São Paulo: Martins Fontes: 2004.

PALMEIRA, Lana Lisiêr; PRADO, Edna Cristina; CORDEIRO, Carla Priscilla Barbosa . A educação em direitos humanos nos currículos dos cursos de direito no Estado de Alagoas: um estudo de caso em um caso a ser repensado. Revista Teias, Rio de Janeiro. volume 21, número 63, outubro/dezembro 2020. Disponívelem:https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/download/49496/36158> Revista htm. Acesso em 28 de maio de 2021.

RAWLS, John. O Liberalismo Político. São Paulo, Martins Fontes, 2011.

RAWLS, John. O liberalismo político. 2. ed. Trad. Dinah de Abreu Azevedo, 2000.

ROSSI, Paolo. Os filósofos e as máquinas 1400-1700. Tradução de Federico Carotti. São Paulo, Companhia das Letras, 1989.

ZAMBAM, Neuro José. Introdução à teoria da justiça de John Rawls. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015.

ZAMBAM, Neuro José.; AQUINO, Sérgio Ricardo Fernandes. A teoria da justiça em Amartya Sen: temas fundamentais. Porto Alegre: Editora Fi, 2016.

ZAMBAM, Neuro José; ALMEIDA, Ricardo Oliveira. O liberalismo político de John Rawls: a missão de educar a juventude para a democracia no séc. XXI. In. Quaestio Juris. Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, 2017.

Downloads

Publicado

2023-04-26

Como Citar

Palmeira, L. L. de L., Prado, E. C., Santos, I. M., & Silva, G. (2023). Em defesa de uma educação jurídica humanista para além de um ocasionalismo prático nos processos educativos. Educação, 48(1), e23/1–20. https://doi.org/10.5902/1984644466115