Além da alfabetização matemática: elementos étnicos e raciais na cartilha Mein Rechenbuch
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644466012Palavras-chave:
Cartilhas escolares, Matemática, Questões RaciaisResumo
Este artigo faz uma análise de duas cartilhas de alfabetização matemática denominadas Mein Rechenbuch (Meu livro de cálculo). Ambas foram produzidas em 1933 pela editora Rotermund, que na época estava ligada a instituição luterana pertencente ao sínodo evangélico Rio-Grandense. Essas cartilhas tinham como objetivo promover aprendizado matemático, embasadas em princípios étnicos, culturais e raciais. O estudo apoia-se na análise documental, sendo necessário contextualizar o documento, no caso aqui, as cartilhas, no tempo de sua produção (BACELLAR, 2008). Os recursos didáticos, representados nesses materiais, promoviam a aprendizagem do conhecimento matemático, integralizado como o espaço de vivência dos sujeitos. As atividades analisadas nas cartilhas matemáticas revelam o direcionamento pedagógico para a própria realidade social e política da imigração, reforçando hábitos, costumes e tradições desses grupos étnicos, a partir dos espaços vivenciados. O conteúdo das cartilhas, não só serviu de estímulo para melhorar as habilidades de cálculo mental e resolução de problemas, a partir do cotidiano das comunidades teuto-brasileiras, mas foi, também, um meio efetivo de propagar ideários étnicos e raciais.
Referências
ALBRECHT, Elias Kruger: Cartilhas em língua alemã produzidas pelos Sínodos Luteranos no Rio Grande do Sul: usos e memórias (1923-1945). Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas/RS: 2019.
AM BEISPIEL. "Zehn kleine Negerlein". Portal eletrônico. Alemanha. Especiais. Online. Disponível em: http://www.zeitlupe.co.at/zehnkleine.html. Acesso em: 14 abr. 2021.
ARENDT, Isabel Cristina. Representações da Germanidade: escola e professores no Allgemeine Lehrerzeitung für Rio Grande do Sul. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS, São Leopoldo/RS: 2005.
BACELLAR, Carlos. Fontes documentais: uso e mau uso dos arquivos. In: PÍNSKY, Carla Bassanezí (Org). Fontes históricas, 2.ed. São Paulo: Contexto, 2008. p. 23-79.
BARTH, Frederich Grupos étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, Philippe (Org). Teorias da etnicidade. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2001. p.187- 227
BELMIRO, Celia Abicalil. Um estudo sobre relações entre imagens e textos verbais em cartilhas de alfabetização e livros de literatura infantil. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense/UFF, Niterói/RJ: 2008.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e saber escolar (1810- 1910). Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CARDOSO, Rafael. O Início do Design de Livros no Brasil. In: CARDOSO, Rafael (Org). O design brasileiro, antes do design: Aspecto da história gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosacnaify, 2005, p. 160-197.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. 2.ed. Rio de Janeiro: Bertand, 1990.
CHOPPIN, Alain. O historiador e o livro escolar. Revista História da Educação, v.6, n. 11, p. 5 -24, abril, 2002.
DOMINGUES, Heloisa Maria Bertol; SÁ, Magali Romero; GLICK, Thomas. A Recepção do Darwinismo no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003.
DREHER, Martin Norberto. Wilhelm Rotermund: seu tempo – suas obras. 2. ed. São Leopoldo: Oikos, 2014.
EISSLER, Roberto João; PINTO, Neuza Bertoni. A Aritmética de Leonard Tochtrop em seus artigos no jornal Lehrezeitung (1928 –1933). In: XII SEMINÁRIO TEMÁTICO SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO: O QUE DIZEM AS REVISTAS PEDAGÓGICAS? Anais...Paraná: 2015, p. 402-410. Disponível em: https://docplayer.com.br/11737301-A-aritmetica-de-leonhardtochtrop -em-seus-artigos- . Acesso em: 27 dez. 2020.
FONSECA, Maria Ângela Peter da. Deutsche Schulen urbanas no Pampa ou o Pampa dentro de Deutsche Schulen? Cultura Escolar Conforme: Collegio Allemão de Pelotas e Collegio Rio Grandense do Rio Grande (1912-1936). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas/RS, 2017.
FRADE, Isabel Cristina A. da Silva. Livros para ensinar a ler e escrever: uma pequena análise da visualidade de livros produzidos no Brasil, em Portugal e na França, entre os séculos XIX e XX. In: BRAGANÇA, A; ABREU, Márcia (Orgs). Impresso no Brasil: Dois séculos de livros brasileiros. São Paulo: Editora UNESP, 2010, p. 171-190.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. O estudo dos manuais escolares e a pesquisa em história. In: BATISTA, Antônio Augusto Gomes; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira (Org.). Livros Escolares de Leitura no Brasil: elementos para uma história. Campinas: Mercado das Letras, 2009, p. 11-40.
GRÜZMANN. NSDAP-Ortsgruppe Porto Alegre, comemorações do 1º de Maio (1933-1937), participantes. História Unisinos. São Leopoldo, n.22, p. 274-289, mai./ago, 2018. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/historia/article/ viewFile/htu.2018.222.11/60746318. Acesso em 05 abr. 2021.
HOBSBAWN, Eric. A Invenção das Tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
HOFF, Sandino; CARDOSO, Maria Angélica. Realismo pedagógico. Revista HISTEDBR, s/n, v. 20, s/p, 2006. Disponível online em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br. Acesso em 26 ago. 2020.
IPT – INSTITUTO PRÉ-TEOLÓGICO. “Educadores” Portal eletrônico. Brasil. Online. Disponível em: http://iptsaoleopoldo.tumblr.com/tagged/educadores. Acesso em 20 nov. 2018.
KUHN, Malcus Cassiano. O ensino da matemática nas escolas evangélicas luteranas do Rio Grande do Sul durante a primeira metade do século XX. 2015. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil/ULBRA, Canoas/RS: 2015.
KREUTZ, Lúcio. Material didático e currículo na escola teuto-brasileira do Rio Grande do Sul. São Leopoldo: Unisinos, 1994.
KREUTZ, Lúcio. Das Schulbuch (O livro escolar), 1917-1938. Um periódico singular para o contexto da imprensa pedagógica no período. História da Educação, v. 11, n. 23, p. 193-215, Set/Dez 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/29278/pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.
LIBRARY OF CONGRESS. Biographies Septimus Winner (1827-1902). Portal eletrônico. Estados Unidos. Especiais. Online. Disponível em: https://www.loc.gov/item/ihas.200185362/. Acesso em: 23 jul. 2020.
LIDER ARCHIV. “Zehn kleine Negerlein”. Portal eletrônico. Alemanha. Especiais. Online. Disponível em: https://www.lieder-archiv.de/zehn_kleine _ negerleinnotenblatt_300729.html. Acesso em: 25 jul.2020.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. 4.ed. Campinas: Unicamp, 1996.
LUCA, Tania Regia De. A Revista do Brasil: um Diagnóstico para a (N) ação. São Paulo, UNESP, 1999.
MAURO, Suzeli. Uma história da matemática escolar desenvolvida por Comunidades de origem alemã no Rio Grande do Sul no final do século XIX e início do século XX. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista/UNESP, Rio Claro/SP: 2005.
MOCELLIM, Alan Delazeri. A comunidade: da sociologia clássica à sociologia contemporânea. PLURAL, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 105-125, 2011. Disponível em: www.periodicos.usp.br/plural/article/. Acesso 13 ago. 2020.
SCHWARCZ, Lilia Mortiz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil, 1870-1930. São Paulo: Companhia Das Letras, 1993.
VALDEMARIN, Vera Teresa. História dos métodos e materiais de ensino: a escola nova e seus modos de uso. São Paulo: Cortez, 2010.
VOLKSLIEDERARCHIV. Zehn kleine Negerlein. Portal eletrônico, Alemanha. Especiais. Online. Disponível em: https://www.volksliederarchiv.de/zehn-kleinenegerlein-uebern-rhein/. Acesso em: 23 jul. 2020.
WEIDUSCHADT, Patrícia. O Sínodo de Missouri e a educação pomerana em Pelotas e São Lourenço do Sul nas primeiras décadas do século XX: Identidade e cultura escolar. 2007. 256 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas/RS, 2007.
WEIDUSCHADT, Patrícia; ALVES, Monica Flugel. O ensino de cálculo mental nas instituições escolares luteranas da Serra dos Tapes, Rio Grande do Sul, Brasil (1930-1970). Rev. educação. PUC-Campinas. Campinas, v.24, n.2, p. 282-299, maio/ago., 2019. Disponível em: http://periodicos.puccampinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/. Acesso em: 04 abr. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação (UFSM)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________