BID e as recomendações para o Ensino Médio: a educação a que distância?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464758

Palavras-chave:

Ensino Médio, Ensino a Distância, BID.

Resumo

Este artigo pretende analisar o documento “Reforma de la educación primaria y secundaria en América Latina”, publicado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em junho de 2000. Objetiva-se perceber a influência de órgãos internacionais nas políticas educacionais no Brasil a partir da análise do documento, valendo-se também de pesquisas que estudaram outras agências de financiamento. Dessa forma, emprega-se uma análise do documento do BID com a identificação de tópicos relacionados ao ensino médio e à concepção presente no documento para esse nível de ensino. Para tanto, a análise tem caráter documental, acrescida de pesquisa bibliográfica, no esforço por compreender o campo de pesquisa e por aprofundar nas discussões realizadas por outros pesquisadores. No documento, a tecnologia aparece como uma forma de melhorar a qualidade do ensino, sem que, contudo, seja explicitado como se fará isso. Conclui-se que, diante da desigualdade que marca a educação brasileira, apenas os jovens pobres seriam submetidos à Educação a Distância (EaD). Como tentativa de dirimir essas desigualdades, o BID defende parcerias público-privadas e a extensão da EaD para os menos privilegiados ou para aqueles que vivem em regiões de difícil acesso. Diante de todo o aparato técnico necessário à produção de materiais e o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação, o recurso seria mal implementado, não possibilitando uma correta expansão da escolarização, mas talvez a diminuição do número de matrículas e o aumento da evasão. Nessas condições, a dualidade histórica persiste e a exclusão se agiganta.

Biografia do Autor

Cecilia Carmanini de Mello, Colégio Supremo; Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, Rio Branco, MG

Licenciada em História pela Universidade Federal de Viçosa (2016) e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (2020). Possui experiência na área de Arquivística. Áreas de interesse: História da América, História da Educação, Políticas Públicas para a Educação Básica, com ênfase no Ensino Médio. Atualmente é professora de História da Educação Básica da rede privada, Colégio Supremo em Visconde do Rio Branco, e da rede estadual de Educação de Minas Gerais, lotada na Escola Estadual Prefeito Antônio Arruda em Guiricema.

Joana D'Arc Germano Hollerbach, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Administração de Governador Valadares (1986), Licenciatura em História pela Universidade Vale do Rio Doce (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Atualmente é professora do magistério superior, Adjunto III, da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, ensino de história, políticas públicas para a educação básica, trabalho e educação. 

Referências

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS CNI. Cinco em cada dez indústrias enfrentam a falta de trabalhador qualificado. 11 fev. 2020. Disponível: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/competitividade/industrias-enfrentam-falta-de-trabalhador-qualificado/. Acesso em: 20 jan. 2021.

AKKARI, Abdeljalil. Internacionalização das políticas educacionais: transformações e desafios. Petrópolis, Vozes, 2011.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 10ª ed. São Paulo: Cortez; 2005.

ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

BARAÚNA, Silvana Malusá; ARRUDA, Eucidio Pimenta; ARRUDA, Durcelina Ereni Pimenta. Políticas Públicas em Educação a Distância: aspectos históricos e perspectivas no Brasil. In: Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, v. 04, n. 08. p. 279-295, jul./dez. 2012. Disponível em: http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/272/pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.

BARRETO, Raquel Goulart. A formação de professores a distância como estratégia de expansão do ensino superior. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1299-1318, Dec. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000400013&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 mar. 2021.

BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Educ. Soc., Campinas, v. 25, n. 89, p. 1181-1201, Dec. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22617.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021.

BERNARDO, João. A Democracia Totalitária: teoria e prática da empresa. São Paulo: Cortez, 2004.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 08 jan. 2020

BRASIL. Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L14040.htm. Acesso em: 20 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 23 jan. 2021.

BRUNO, Lúcia. Educação e Trabalho no Capitalismo Contemporâneo. São Paulo: Atlas, 1996.

CASTRO, Claudio de Moura et al. Reforma de la educación primaria y secundaria en América Latina y el Caribe. Banco Interamericano de Desarrollo. 2000.

COLETIVO DE ESTUDOS EM MARXISMO E EDUCAÇÃO - COLEMARX. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://colemarx.educacao.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/09/Colemarx-texto-cri%CC%81tico-EaD-2.pdf. Acesso em: 02 jan. 2021.

CUT - Central Única dos Trabalhadores. Taxa de desemprego entre jovens bate novo recorde e chega a 31,4%, segundo IBGE. 30 nov. 2020. Disponível: https://www.cut.org.br/noticias/taxa-de-desemprego-entre-jovens-bate-novo-recorde-e-chega-a-31-4-segundo-ibge-dcaa. Acesso em: 02 fev. 2021.

DIAS, Rosilâna Aparecida; LEITE, Lígia Silva. Educação a Distância: da legislação ao pedagógico. São Paulo: Vozes, 2010.

FARIA, Paula de Sousa; HOLLERBACH, Joana D’Arc Germano; HERNECK, Heloísa Raimunda. Projeto Escolas em Rede: trabalho docente e a incorporação das tecnologias no ambiente escolar. In: VI SIMPÓSIO SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO – TRABALHO, POLÍTICA E FORMAÇÃO HUMANA: DESAFIOS E TENDÊNCIAS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM DEFESA DO PÚBLICO. Anais do VI Simpósio […]. Belo Horizonte, 2011, p. 1-21, CD-ROM.

FISHER, Mark. Realismo Capitalista: é mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo? São Paulo: Autonomia Literária, 2020.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

FRIGOTTO. Os circuitos da história e o balanço da educação no Brasil na primeira década do século XXI. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 46, p. 235-274, Jan-Abr. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n46/v16n46a13.pdf. Acesso em: 05 jul. 2020.

GENTILI, P. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. IN: GENTILI, P.; SILVA, T.T. (orgs.). Escola S.A. Quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. 2ª ed. Brasília: CNTE, 1999. p. 9-49.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA –INEP. Censo Escolar 2018. Notas estatísticas. Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2018/notas_estatisticas_censo_escolar_2018.pdf. Acesso em: 22 jan. 2020.

KRUPPA, Sonia Maria Portella. O Banco Mundial e as políticas públicas de educação nos anos 90 (2001). 24ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu. Disponível em: 24reuniao.anped.org.br/T0511651397173.doc. Acesso em: 25 mar. 2020.

MATTELART, Armand. História da sociedade da informação. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

MELLO, Cecilia Carmanini de. As políticas para o Ensino Médio no Brasil e suas relações com o BID (2003-2016). 141 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação). Departamento de Educação, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, 2020.

NOSELLA, Paolo. Ensino médio: Em busca do princípio pedagógico. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 117. p. 1051-1066, out-dez. 2011. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/873/87321425008.pdf. Acesso em: 10 jun. 2020.

PAINEL TIC COVID-19: Pesquisa sobre o uso da internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. 3ª edição: ensino remoto e teletrabalho. Disponível em: https://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/2/20201104182616/painel_tic_covid19_3edicao_livro%20eletr%C3%B4nico.pdf. Acesso em 11 jan. 2021.

PIMENTEL, Thais. Analfabeta, mãe desiste de pegar material da escola do filho em BH por não poder ajudá-lo. G1 Minas, 19 jun. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2020/06/19/analfabeta-mae-desiste-de-pegar-material-da-escola-do-filho-em-bh-por-nao-poder-ajuda-lo.ghtml. Acesso em: 02 fev. 2021.

RODRIGUES, Léo. Número de usuários de internet cresce 10 milhões em um ano no Brasil. Agência Brasil, 2018. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-12/numero-de-usuarios-de-internet-cresce-10-milhoes-em-um-ano-no-brasil. Acesso em: 30 jul. 2019.

SALDAÑA, Paulo. Cerca de 4 milhões abandonaram estudos na pandemia, diz pesquisa. Folha de S. Paulo, 22 jan. 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2021/01/cerca-de-4-milhoes-abandonaram-estudos-na-pandemia-diz-pesquisa.shtml. Acesso em: 30 jan. 2021.

SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia Marcondes de; EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. 4 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

SILVA, Maria Abadia da. Qualidade Social da educação pública: algumas aproximações. Cad. CEDES [online], v.29, n.78, p. 216-226, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v29n78/v29n78a05.pdf. Acesso em: fev. 2018.

TAVARES, Rosilene Horta. Combate e produção da desigualdade digital no Brasil. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 28ª. 2005, Caxambu. Anais da 28ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação; Caxambu; [Online], 2005. Disponível em http://www.anped.org.br/reunioes/28/inicio.htm. Acesso em: 16 jul. 2020.

Downloads

Publicado

2023-02-18

Como Citar

Mello, C. C. de, & Hollerbach, J. D. G. (2023). BID e as recomendações para o Ensino Médio: a educação a que distância?. Educação, 48(1), e5/ 1–28. https://doi.org/10.5902/1984644464758