Discursos Político-curriculares endereçados à Educação Especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464618

Palavras-chave:

Currículo, Base Nacional Comum Curricular, Educação Especial, Bourdieu

Resumo

Este texto expõe análises sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e a produção intelectual de crítica, suportadas como território e/ou mercado linguístico contraditório, que per se representam o processo brasileiro de reorientação curricular. Incursiona-se por conceitos e noções trazidos pelo empreendimento bourdesiano, particularmente a edificação da violência simbólica na imposição de um conjunto (arbitrário) de referentes culturais, como mecanismo de preservação (e legitimação) da cultura dominante e dos sistemas de dominação. Articula-se o método praxiológico, organizado a partir de estudos bibliográficos e documentais, fundados nos conceitos operacionais de campo, habitus e doxa douta.

Biografia do Autor

Fabiany de Cássia Tavares Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professora Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Cultura Escolar. Bolsista Produtividade CNPq.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Silva, F. de C. T. . (2022). Discursos Político-curriculares endereçados à Educação Especial. Educação, 47(1), e119/1–28. https://doi.org/10.5902/1984644464618