Existências mínimas em educação: algumas considerações sobre construção e escala

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464462

Palavras-chave:

Educação, Máquina ficcional, Existências mínimas

Resumo

Partimos da ideia de que o pensamento diferencial, em educação, é caracterizado por um maquinismo que compreende duas dimensões principais: a da construção (ou produção) e da escala (ou perspectiva). Dentre todas as formas de construção, privilegiamos a que é engendrada pelo que chamamos – reverberando algumas proposições de Deleuze e Guattari – de máquina literária ou ficcional e que opera através de uma perspectiva de leitura, produzindo um discurso que não poderia ser considerado nem verdadeiro nem falso, pois é destinado àquilo que ainda não existe ou que existe somente em potência. Argumentamos, ainda, que a realidade é produto de uma espécie de intertextualidade conformadora das existências, ou pelo menos no que diz respeito a seu sentido e valor. Na articulação de tais mecanismos são maquinadas as existências. Contudo algumas delas, apesar de existirem, possuem uma realidade bastante precária. Por isso, acompanhando as leituras de Étienne Souriau feitas por David Lapoujade, afirmamos que povoar o mundo – e consequentemente a educação – de ficções (que são uma radicalização dos seres identificados como virtuais pelos autores) consiste em um procedimento inseparável da defesa dessas existências frágeis.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Quirino da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Possui Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007 a 2011) e Bacharelado (incompleto) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012 a 2016). Tem trabalhado a articulação entre educação, arte, literatura e poesia.

Máximo Daniel Lamela Adó, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto no Departamento de Ensino e Currículo - DEC da Faculdade de Educação - FACED-UFRGS e Professor permanente no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEDU-UFRGS. Atua no Eixo temático: Cultura, currículo e sociedade e integra a Linha de Pesquisa Filosofias da Diferença e Educação, com a Temática individual: Poéticas da diferença e Educação. Doutor em Educação pela UFRGS. Mestre em Literatura (Teoria literária) e Licenciado em Ciências Sociais pela UFSC.

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Publicado

2022-11-08

Como Citar

Silva, L. C. Q. da ., & Adó, M. D. L. (2022). Existências mínimas em educação: algumas considerações sobre construção e escala. Educação, 47(1), e100/1–20. https://doi.org/10.5902/1984644464462