Estudo descritivo sobre a formação continuada dos professores de Arte das escolas estaduais da capital sergipana.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644461888

Palavras-chave:

Formação docente, Formação continuada, Professores de Arte

Resumo

O presente artigo é fruto de uma dissertação de mestrado vinculada à linha de pesquisa formação de educadores, no PPGED-UFS. O objetivo geral deste estudo foi descrever o posicionamento dos professores de Arte diante do seu processo de formação continuada. Seus objetivos específicos são: caracterizar os problemas pedagógicos no que se refere ao ensino de Arte, com ênfase na sua origem e no modo como os professores os resolvem; compreender a conexão que esses professores estabelecem no que diz respeito à polivalência das linguagens artísticas; e relacionar essas questões com o ciclo de vida profissional com o aspecto da motivação e da procura para a realização das diferentes modalidades de formação continuada. A pesquisa está configurada em uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados qualitativos foram 30 questionários com questões fechadas e 10 entrevistas semiestruturadas. A base teórica dessa investigação está organizada a partir da compreensão da formação continuada como um elemento deontológico da profissão docente e da caracterização da docência do componente curricular Arte. Os resultados alcançados demonstram diversos aspectos que podem incidir no planejamento de práticas formativas destinadas aos professores de Artes.

Biografia do Autor

Jorge Luis Santana Luduvice, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui especialização em Metodologia do ensino de Artes pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Licenciado em Música pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor de Música do Conservatório de Música de Sergipe e professor de Artes da rede estadual de educação de Sergipe. Integrante do grupo de pesquisa Formação e Atuação de Educadores - INTERAÇÃO. Tem Interesse na área de Formação Docente, Educação Musical e Ensino de Artes.

Luiz Anselmo Menezes Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professor Associado do Departamento de Educação Física da UFS-Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS. Coordenador do grupo de pesquisa Formação e Atuação de Educadores - INTERAÇÃO.

Fabio Kalil de Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Sergipe; Pedagogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe; Integrante do grupo de pesquisa Formação e Atuação de Educadores - INTERAÇÃO.

Referências

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Publicado

2022-02-25

Como Citar

Luduvice, J. L. S., Santos, L. A. M., & de Souza, F. K. (2022). Estudo descritivo sobre a formação continuada dos professores de Arte das escolas estaduais da capital sergipana. Educação, 47(1), e16/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644461888