Estudo descritivo sobre a formação continuada dos professores de Arte das escolas estaduais da capital sergipana.
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644461888Palavras-chave:
Formação docente, Formação continuada, Professores de ArteResumo
O presente artigo é fruto de uma dissertação de mestrado vinculada à linha de pesquisa formação de educadores, no PPGED-UFS. O objetivo geral deste estudo foi descrever o posicionamento dos professores de Arte diante do seu processo de formação continuada. Seus objetivos específicos são: caracterizar os problemas pedagógicos no que se refere ao ensino de Arte, com ênfase na sua origem e no modo como os professores os resolvem; compreender a conexão que esses professores estabelecem no que diz respeito à polivalência das linguagens artísticas; e relacionar essas questões com o ciclo de vida profissional com o aspecto da motivação e da procura para a realização das diferentes modalidades de formação continuada. A pesquisa está configurada em uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados qualitativos foram 30 questionários com questões fechadas e 10 entrevistas semiestruturadas. A base teórica dessa investigação está organizada a partir da compreensão da formação continuada como um elemento deontológico da profissão docente e da caracterização da docência do componente curricular Arte. Os resultados alcançados demonstram diversos aspectos que podem incidir no planejamento de práticas formativas destinadas aos professores de Artes.
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