Modelos Pedagógicos baseados em Sistema de Recomendação: um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644455394

Palavras-chave:

Estratégias educacionais, Recomendação pedagógica, Filtragem de informações

Resumo

Este artigo apresenta a proposta de um Modelo Pedagógico, baseado no recomendador de objetos de aprendizagem RecOAComp. O objetivo do sistema é indicar objetos de aprendizagem, com base nas competências que o aluno precisa desenvolver. A metodologia teve como base a abordagem qualitativa, e apresenta dois estudos de caso, desenvolvidos em três etapas: construção de um Modelo Pedagógico inicial e aplicação, análise dos resultados para inferir alterações no mesmo, e por fim, construção e aplicação de um novo modelo. Neste sentido, foi possível concluir sobre a importância do planejamento na utilização de um Sistema de Recomendação, principalmente, no que tange aos elementos do Modelo Pedagógico. Além disso, o feedback dos alunos perante as recomendações pode ser utilizado para melhorar as estratégias pedagógicas envolvidas. Por fim, o artigo reflete acerca do tema e colabora com a aplicação desses sistemas na educação, tendo em vista sua utilização como ferramenta para a recomendação pedagógica.

Biografia do Autor

Michele Alda Rosso Guizzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1999) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Professora efetiva dos cursos técnicos e superiores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Criciúma.

Ketia Kellen Araújo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

rofessora Colaboradora na Universitat Oberta de Catalunya (UOC) no Máster Universitário en Educación y TIC. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educaçnao (PGIE/UFRGS). Pós-Doutoranda PPGIE/UFRGS, Doutora em Informática na Educação - PPGIE/UFRGS, com período sanduíche na Universidad Oberta da Cataluña (UOC). Mestre em Educação - Linha de Pesquisa Informática na Educação -PPGEDU/UFRGS . Graduada em Pedagogia, Licenciatura, UFRGS no ano de 2008, com intercâmbio na Universidad Nacional de Entre Ríos (UNER).

Cristina Alba Wildt Torrezzan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Adjunto da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Doutora em Informática na Educação (PPGIE/UFRGS). Doutora em Design (PGDesign/UFRGS). Doutora em Informática na Educação (PPGIE/UFRGS). Mestre em Educação (PPGEDU/UFRGS). Especialista em Informática na Educação (CINTED/UFRGS). Formação Pedagógica (CEFET/RS). Arquiteta e Urbanista (UFPel).

Patricia Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Visitor Professor pelo Programa Fulbright no Teachers College da Columbia University (2018-2019). Possui bolsa de Produtividade em Pesquisa (DT/Cnpq), nível I.  Mestre (1991-1993) e Doutora (1994-1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância (EAD) e Informática na Educação. 

Referências

AGGARWAL, Charu C. An Introduction to Recommender Systems. In: AGGARWAL, Charu C. Recommender Systems. Springer, Cham, 2016. p. 1-28.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. 309 p.

BEHAR, Patricia Alejandra et al (Org.). Recomendação pedagógica em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2019. 194 p.

BOBADILLA, Jesús et al. Recommender Systems Survey. Knowledge-Based Systems, v. 46, p. 109–132. 2013. DOI: 10.1016/j.knosys.2013.03.012

BURKE, Robin; FELFERNIG, Alexander; GÖKER, Mehmet H. Recommender Systems: An Overview. AI Magazine, v. 32, n. 3, p. 13-18. 2011.

LU, Jie et al. Recommender system application developments: A survey. Decision Support Systems, v. 74, p. 12-32, 2015. DOI 10.4018/ijmlb.2018070102.

MANOUSELIS, Nikos et al. Recommender Systems for Learning. Springer, 2013.

MARIA, Sandra Andrea Assumpção; CAZELLA, Sílvio César; BEHAR, Patricia Alejandra. Sistemas de Recomendação: Conceitos e técnicas de aplicação. In: BEHAR, Patricia Alejandra et al (Org.). Recomendação Pedagógica em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2019. p. 19-47.

PICONEZ, Stela C. Bertholo; FILATRO, Andrea Cristina. O desenvolvimento profissional da docência na formação de professores face a utilização das tecnologias. Etd: Educação Temática Digital, Campinas, v. 10, n. 2, p.394-427. 2009. Trimestral.

SILVA, Ketia Kellen Araújo da et al. Avaliação de Competências em um Sistema de Recomendação de Objetos de Aprendizagem. Renote, [s.l.], v. 15, n. 1, 28 jul. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.75147.

VENDRUSCOLO, Maria Ivanice. Modelo Pedagógico para o Desenvolvimento de Competências Docentes em Contabilidade por Educação a Distância. 2015. 255 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-graduação em Informática na Educação, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

YIN, Robert K. Pesquisa Qualitativa do Início ao Fim. Porto Alegre: Penso, 2016. Tradução: Daniel Bueno.

Downloads

Publicado

2022-07-07

Como Citar

Guizzo, M. A. R., Silva, K. K. A. da ., Torrezzan, C. A. W., & Behar, P. A. (2022). Modelos Pedagógicos baseados em Sistema de Recomendação: um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagem. Educação, 47(1), e64/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644455394