Modelos Pedagógicos baseados em Sistema de Recomendação: um foco no desenvolvimento de competências a partir de objetos de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644455394Palavras-chave:
Estratégias educacionais, Recomendação pedagógica, Filtragem de informaçõesResumo
Este artigo apresenta a proposta de um Modelo Pedagógico, baseado no recomendador de objetos de aprendizagem RecOAComp. O objetivo do sistema é indicar objetos de aprendizagem, com base nas competências que o aluno precisa desenvolver. A metodologia teve como base a abordagem qualitativa, e apresenta dois estudos de caso, desenvolvidos em três etapas: construção de um Modelo Pedagógico inicial e aplicação, análise dos resultados para inferir alterações no mesmo, e por fim, construção e aplicação de um novo modelo. Neste sentido, foi possível concluir sobre a importância do planejamento na utilização de um Sistema de Recomendação, principalmente, no que tange aos elementos do Modelo Pedagógico. Além disso, o feedback dos alunos perante as recomendações pode ser utilizado para melhorar as estratégias pedagógicas envolvidas. Por fim, o artigo reflete acerca do tema e colabora com a aplicação desses sistemas na educação, tendo em vista sua utilização como ferramenta para a recomendação pedagógica.Referências
AGGARWAL, Charu C. An Introduction to Recommender Systems. In: AGGARWAL, Charu C. Recommender Systems. Springer, Cham, 2016. p. 1-28.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. 309 p.
BEHAR, Patricia Alejandra et al (Org.). Recomendação pedagógica em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2019. 194 p.
BOBADILLA, Jesús et al. Recommender Systems Survey. Knowledge-Based Systems, v. 46, p. 109–132. 2013. DOI: 10.1016/j.knosys.2013.03.012
BURKE, Robin; FELFERNIG, Alexander; GÖKER, Mehmet H. Recommender Systems: An Overview. AI Magazine, v. 32, n. 3, p. 13-18. 2011.
LU, Jie et al. Recommender system application developments: A survey. Decision Support Systems, v. 74, p. 12-32, 2015. DOI 10.4018/ijmlb.2018070102.
MANOUSELIS, Nikos et al. Recommender Systems for Learning. Springer, 2013.
MARIA, Sandra Andrea Assumpção; CAZELLA, Sílvio César; BEHAR, Patricia Alejandra. Sistemas de Recomendação: Conceitos e técnicas de aplicação. In: BEHAR, Patricia Alejandra et al (Org.). Recomendação Pedagógica em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2019. p. 19-47.
PICONEZ, Stela C. Bertholo; FILATRO, Andrea Cristina. O desenvolvimento profissional da docência na formação de professores face a utilização das tecnologias. Etd: Educação Temática Digital, Campinas, v. 10, n. 2, p.394-427. 2009. Trimestral.
SILVA, Ketia Kellen Araújo da et al. Avaliação de Competências em um Sistema de Recomendação de Objetos de Aprendizagem. Renote, [s.l.], v. 15, n. 1, 28 jul. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.75147.
VENDRUSCOLO, Maria Ivanice. Modelo Pedagógico para o Desenvolvimento de Competências Docentes em Contabilidade por Educação a Distância. 2015. 255 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-graduação em Informática na Educação, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
YIN, Robert K. Pesquisa Qualitativa do Início ao Fim. Porto Alegre: Penso, 2016. Tradução: Daniel Bueno.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação (UFSM)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________