O ensino de língua portuguesa na educação profissional de nível médio: um estudo de caso baseado na perspectiva do gestor escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644455175

Palavras-chave:

Ensino médio profissionalizante, Língua portuguesa, Gestão escolar

Resumo

O artigo teve como objetivo realizar um levantamento das percepções dos gestores de uma escola pública da rede federal de educação, no município de Barra do Corda, Estado do Maranhão, sobre a qualidade do ensino de língua portuguesa na educação profissional de nível médio. Afirma-se a relevância de tais percepções para que se possa atingir a qualidade pretendida no ensino e, sob esse entendimento, examinar o potencial norteador dessas percepções para fins pedagógicos. Para tanto, foram revisados referenciais sobre a qualidade do ensino de língua portuguesa e sobre o papel pedagógico do gestor escolar. Procedeu-se com o procedimento de estudo de caso por meio de pesquisa documental e de um questionário aplicado aos departamentos de gestão da escola. Os resultados apontam que o modo como os gestores avaliam a qualidade do ensino de língua portuguesa resulta em um perfil de gestão orientativo e formativo, que se traduz em suporte ao trabalho do professor.

Biografia do Autor

Wenilson Salasar de Santana, Instituto Federal do Maranhão

Professor de Letras/Português do Instituto Federal do Maranhão. Pós-graduado em Gestão Escolar (2020) pela USP/SP. Mestrando em Linguística (2020) pela UFPI/PI. Possui Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas, pela UEMA/MA (2010). Pós-graduado em Ensino de Língua Portuguesa (2017) e em Docência na Educação Profissional (2018) pela FAVENI/FUTURA. Possui experiência docente com ensino, pesquisa e extensão, atuando profissionalmente no ensino médio da educação básica, desde 2006.

Endereço para correspondência: 

Avenida Honório Paiva, 2077 - Apartamento 03, CEP 64.015.125 - Teresina/PI

Kellen Jacobsen Follador, Universidade Estadual de Campinas

Doutora e Mestre em História. Pós-Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Aluna do Doutorado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), na área de concentração Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas; Foi pesquisadora visitante no Consejo Superior de Investigaciones Científicas de España (CSIC), na Universidad Complutense de Madrid (UCM) e na Universidad Nacional de Educación a Distancia de España (UNED).

Endereço para correspondência: 

Avenida Otacílio Tomanik, 350, Ipê 52, Cep 05363-000, São Paulo, SP.

Telefone: (19) 999002924

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Publicado

2023-08-22

Como Citar

Santana, W. S. de, & Follador, K. J. (2023). O ensino de língua portuguesa na educação profissional de nível médio: um estudo de caso baseado na perspectiva do gestor escolar. Educação, 48(1), e97/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644455175