Mobilização cognitivo-pedagógica: confluência teórica no ensino de língua inglesa na EPT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644455087

Palavras-chave:

Ensino de Língua Inglesa, Formação integrada, Teorias didático-metodológicas

Resumo

Em resposta à lacuna didático-metodológica da teoria de educação integrada e, mais especificamente, em relação ao ensino de língua inglesa (LI) no Ensino Médio Integrado (EMI) no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), este trabalho apresenta um alinhamento teórico de concepção didático-metodológica entre um modelo prático para desenvolver o pensamento crítico no ensino de LI (DUMMETT; HUGHES, 2019), a Pedagogia dos Multiletramentos (KALANTZIS; COPE 2012 apud ARNT, 2018) e proposta pedagógica para a formação integrada (RAMOS, 2016), com o intuito de propor uma sólida premissa a partir da qual se poderia pensar uma abordagem metodológica, para o ensino de LI no EMI em EPT, que consubstancie os preceitos filosóficos-conceituais da visão educacional subjacente a essa modalidade de ensino. A apresentação e o cotejamento das teorizações permitem identificar a Taxonomia de Bloom (1956), revisada por Anderson e Krathwohl (2001 apud DUMMETT; HUGHES, 2019), como ponto de contato e parâmetro de comparação entre as teorizações. Nesse processo, vislumbrou-se o expediente pedagógico da mobilização cognitivo-pedagógica dos processos mentais e recursos didáticos na sala de aula. A identificação desse conceito, transversal ao conjunto das abordagens educativas analisadas, somado ao fato de que ele se coaduna com uma perspectiva originária da concepção integrada de formação integrada de sujeito e de sociedade (RAMOS, 2016), o habilita a ser considerado um ponto de partida para avançar os estudos de ensino de LI no EMI em EPT.

Biografia do Autor

Roberto Lima de Moraes Ramos, Federal Institute of Brasília

Graduado em Letras – Inglês e suas respectivas literaturas, pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Instituto Federal de Brasília (IFB). Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (PROFEPT).

Veruska Ribeiro Machado, Federal Institute of Brasília

Graduada em Letras. Mestra e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Instituto Federal de Brasília (IFB). Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (ProfEPT). Membro dos grupos de pesquisa PROTED (IFB) e SOLEDUC (UnB).

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Publicado

2023-04-20

Como Citar

Ramos, R. L. de M., & Machado, V. R. (2023). Mobilização cognitivo-pedagógica: confluência teórica no ensino de língua inglesa na EPT. Educação, 48(1), e19/1–34. https://doi.org/10.5902/1984644455087