A subjetividade e as relações de saber/poder na constituição do docente de enfermagem no processo educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644453340

Palavras-chave:

Educação, Relações de saber/poder, Foucault, Enfermagem.

Resumo

Para Foucault, poder é saber e não há a possibilidade de existência de poder se não houver o saber. Assim sendo, o poder produz saber, o conhecimento é vontade de apropriação e dominação. Este artigo tem, como principal objetivo investigar as teias das relações que constituem docentes em enfermagem como sujeitos e, consequentemente, suas práticas no processo de educação em enfermagem, quanto saber/poder. Tal estudo é parte de uma pesquisa qualitativa com entrevistas, defendida no mestrado em educação, aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa e financiada pela CAPES

[i], na qual teve por sujeitos participantes oito docentes de uma Faculdade de Enfermagem do interior do estado de Minas Gerais. Foi utilizado como metodologia a análise discursiva filosófica, reflexiva e crítica, tendo por objeto de estudo dois discursos de docentes em enfermagem, com enfoque no embasamento teórico em Foucault sobre saber/poder. Através dos discursos dos docentes, buscou-se investigar as relações subjetivas que constituem estes profissionais e reflexos no processo educacional. Os resultados obtidos apontam que os sujeitos obtidos apontam que os sujeitos possuíram uma formação acadêmica e familiar rígidas, o que contribuiu para suas práticas regidas de poder disciplinar na docência. Ambos os sujeitos concordam que existem uma correlação de poder dentro da sala de aula, e que, as teias de relação de si, refletem na constituição de si e no modo do processo educacional. Sugere-se novas pesquisas na área considerando a escassez de publicações que abrangem a temática sob essa perspectiva, que envolvem as práticas educacionais na enfermagem.

[i] Dissertação defendida em 2018, na Universidade São Francisco, referente a linha de Educação, Linguagens e Processos Interativos no Programa de pós Graduação em Educação. “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”.

Biografia do Autor

Larissa Vinhas Timóteo, Universidade São Francisco

Enfermeira, Bacharel em Enfermagem, pela Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (2012-2016). Mestra (2017-2018) e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, na linha de Educação, Linguagens e Processos Interativos. Especialista Lato Sensu em Enfermagem do Trabalho, pelo Centro Educacional Internacional - UNINTER (2017-2018). Vice Representante Discente do curso de pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco no ano de 2018. Atualmente atua como supervisora de enfermagem em Saúde Coletiva Assistencial e Gerencial na Faculdade Wenceslau Braz. Também é professora nas disciplinas de microbiologia/parasitologia, farmacologia e Saúde do homem e do idoso no curso de graduação em enfermagem. Foi estagiária Docente na Disciplina de Filosofia da Educação no curso de pedagogia da Universidade São Francisco em 2018. Linhas de pesquisa: Educação; Tecnologias na Saúde do adulto; Dinâmica de Trabalho na Saúde do Adulto e Processo de Trabalho em enfermagem e suas interfaces.

Carlos Roberto da Silveira, Universidade São Francisco

Pós-Doutor pela Universidade São Francisco (USF-SP), através do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (CAPES) em Educação, em 2015. Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP - CAPES), em 2010. Mestre em Filosofia (concentração em Ética) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP), em 2003. Pós-graduado Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS-MG), em 1999. Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração Informática Santa Rita do Sapucaí (FAI-MG), em 1997. Trabalhou na função de Professor na FAI-MG, na UNIVÁS-MG, no UNIS-MG, na Escola Técnica de Eletrônica de Santa Rita do Sapucaí (ETE-MG), na Faculdade Católica de Pouso Alegre (FACAPA-MG), nos Cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Sensu em Filosofia e no Curso de Graduação na Faculdade de Enfermagem Wenceslau Braz (FWB-MG), em Itajubá. Trabalhou como Membro do Comitê de Ética e Pesquisa na Faculdade de Ciências da Saúde - (UNIVÁS) e na Faculdade de Enfermagem Wenceslau Braz (FWB-MG). Participou como Coordenador e Pesquisador Convidado na confecção do Projeto Piloto sobre o Programa de Educação e Responsabilização para Homens Autores de Violência Doméstica contra a Mulher na Comarca de Pouso Alegre-MG, Período (2012-2013). Devido ao Projeto Piloto citado acima, trabalha com o Enfrentamento à Violência Doméstica, o que faz parte do processo de Educação/Aprendizagem Não-Formal e Formal, em conformidade com as Políticas Públicas nas esferas da Justiça, Segurança, Cidadania e Direitos Humanos, em escolas e comunidades, isso também, através de pesquisas de Iniciação Científica. Tem desenvolvido pesquisas voltadas para filosofia da educação, fundamentos da educação e tópicos específicos da educação, com ênfase na Filosofia Clássica Ocidental (especialmente Platão), Moderna, Contemporânea, juntamente com as Teorias Críticas Latino-Americanas e Epistemologias do Sul, Personalismo, dentre outras, na promoção de debates e ações para a área da Educação, o que envolve questões sobre ética, bioética, constituição do sujeito contemporâneo, decolonialidade, tecnologias, dentre outros. Trabalha na função de Vice-coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e de Graduação, com atuação na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Processos Interativos, da Universidade São Francisco (USF-Itatiba-SP). Atua como Editor da Revista Horizontes em Educação USF. Atua como membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão da Universidade São Francisco, USF. Participa como Líder do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Teorias Críticas Latino-Americanas (GPETECLA), do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação USF (Certificado pelo CNPQ). Participa como Vice-líder do Grupo de Pesquisa sobre Estudos Foucaultianos na Educação (GPEFE), do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação USF (Certificado pelo CNPQ). Atua como membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais (PHALA - UNICAMP).

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Publicado

2022-08-04

Como Citar

Timóteo, L. V., & Silveira, C. R. da. (2022). A subjetividade e as relações de saber/poder na constituição do docente de enfermagem no processo educacional. Educação, 47(1), e71/ 1–18. https://doi.org/10.5902/1984644453340