De “Lume Imperecível” a “Classe Sacrificada”: o magistério no quadro do funcionalismo municipal de Duque de Caxias (1947-1954)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644448586

Palavras-chave:

Magistério, Câmara municipal, Duque de Caxias

Resumo

Investiga-se a atuação da sociedade política na criação do quadro do magistério primário público do município de Duque de Caxias, a partir da pesquisa nas Atas da Câmara Municipal. O marco inicial é a instalação da Câmara Municipal (1947), que ocorreu quatro anos após a emancipação do município, estendendo-se o exame até o fim do segundo mandato da Casa Legislativa (1954). A metodologia de pesquisa documental nas Atas das sessões da Câmara Municipal possibilitou o mapeamento de iniciativas do poder executivo e do poder legislativo em matéria educacional e o exame dos interesses e disputas constituintes do processo de criação de cargos e de remuneração da categoria. O referencial teórico segue os apontamentos de Antonio Nóvoa (1991) acerca da história da profissão docente, que estimula a investigar como o Estado, enquanto poder público municipal, atuava sobre o processo de criação de cargos, lotação e remuneração do magistério. Os modos de inserção dos docentes no quadro do funcionalismo e as práticas de vigilância, fiscalização e denúncias exercidas pela população e por vereadores registram parte das expectativas sobre a função social do magistério, considerado lume imperecível que, contudo, era mantido como classe classificada quando se tratava de ser contemplado em seus direitos.

Biografia do Autor

Amália Cristina Dias da Rocha Bezerra, Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação da BAixada Fluminense, unidade da Universidade do EStado do Rio de Janeiro.

Membro permanente do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS.

Procientista UERJ.

 

Angélica de Sá de Oliveira Bauer Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas

Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (2020)

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

Bezerra, A. C. D. da R., & Rodrigues, A. de S. de O. B. (2022). De “Lume Imperecível” a “Classe Sacrificada”: o magistério no quadro do funcionalismo municipal de Duque de Caxias (1947-1954). Educação, 47(1), e38/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644448586